Florianópolis é repleta de lugares para quem ama estar em contato com a natureza e admirar belas vistas. Mas um parque tem chamado a atenção nas redes sociais por revelar um local pouco conhecido, e que oferece trilhas e opções de lazer de forma gratuita.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O local é o Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, considerado uma Unidade de Conservação (UC) por preservar área de Mata Atlântica na região central da cidade, além de espécies como cutia, saracura, gralha azul e pica-pau.
No vídeo, que acumula milhares de visualizações nas redes sociais, a cirurgiã-dentista Bárbara Azevedo visita o parque “escondido” com o namorado. O casal realiza uma das trilhas, sinalizada e com pontos de descanso, e compartilha imagens da vista ao chegar no final do percurso.
Além de serviços de educação ambiental, agendados para grupos e escolas, o parque conta com quatro trilhas, mirantes, lago, duas quadras poliesportivas, auditório, wi-fi, brinquedos e aparelhos para ginástica.
Continua depois da publicidade
Localização central
Com área total de 1.358 km², o parque fica localizado na estrada de acesso às antenas do Morro da Cruz, e é circundado pelos bairros Saco dos Limões e Trindade à Leste, Agronômica ao Norte, José Mendes ao Sul e Centro ao Oeste.
O espaço fica aberto das 8h às 19h, e pode ser acessado de ônibus pela linha Morro da Cruz. Ainda há espaço para estacionar no local. O acesso ao parque, assim como as atividades, são gratuitos.
O ecossistema predominante no local é de Floresta Ombrófila Densa Submontana, com característica de floresta urbana e algumas áreas com necessidade de recuperação. Considerado um patrimônio ambiental da ilha, além da fauna, o engenheiro ambiental, Gilberto Napoleão, destaca a flora presente no parque.
— Na fauna do parque é possível encontrar Cutia, Gambá, Lagarto, Saracura, Gralha Azul, Pica-Pau, dentre outros. E no que se refere à flora, a existência de nativas da Mata Atlântica, como, por exemplo, a Palmeira Juçara, Canela Sassafrás, Guarapuvu, Embaúba, Camboatá, e frutíferas também nativas, como a Pitangueira, Jabuticabeira, Grumixama, Araçá, Jerivá, dentre outras — afirma.
Continua depois da publicidade
O grande destaque do passeio vai para as trilhas, que são quatro, todas curtas e de nível fácil. São elas: Pedra dos Gaviões, com 140 metros de extensão, Rendeira, com 180 metros, João Cavalheiro, com 250 metros e Caboatás, com 280 metros.
Os mirantes possibilitam vistas das Baías Norte e Sul, centro da cidade e parte continental, além de proporcionarem uma vista única do pôr do sol na Capital. O ponto mais alto do Morro da Cruz fica a 285 metros de altura.
O espaço foi categorizado como Parque Natural Municipal em agosto de 2013, após passar por adequações, o que o possibilitou captar recursos e incentivos. Atualmente, há um Plano de Manejo em implementação, com diferentes programas previstos.
Continua depois da publicidade
Parque Natural Municipal do Morro da Cruz tem 4 trilhas
Leia também
FOTOS: 5 parques para relaxar ou se exercitar ao ar livre em Florianópolis
Para além da praia: Veja 5 coisas para fazer em Florianópolis durante o verão