A obra de alargamento da praia dos Ingleses, no Norte de Florianópolis, entrou na reta final. Neste sábado (25) foi encerrada a fase de dragagem da areia. Para marcar a data, a draga russa, responsável pelas obras no local, fez um show nas águas como forma de agradecimento e comemoração.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp

O ato simbólico é chamado de “Rainbow” e consiste em esguinchar água pela proa. Depois, a embarcação auto-transportadora de arrasto (tipo Hopper) russa Optimus deixou a praia.

Segundo a prefeitura, nos próximos dias, vai ocorrer no local o espalhamento da areia no último trecho que será beneficiado com o alargamento e melhorias nas valas de drenagem. O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Transporte e Obras.

Ação que pedia suspensão da votação do Plano Diretor de Florianópolis é extinta pela Justiça

Continua depois da publicidade

As obras de alargamento da praia dos Ingleses tiveram início em 29 de janeiro. O primeiro trecho contemplado foi o Canto Sul, onde não havia mais faixa de areia.

O investimento é de R$ 18,84 milhões e contempla os 2,87 km das dunas do Canto Sul até 500 metros antes da foz do Rio Capavari. Foi dragado ao todo cerca de 500 mil metros cúbicos de areia retirada de jazida submarina, localizada a um quilômetro águas adentro para que a faixa de areia chegue aos 45 metros de largura, que deve diminuir para 35 com o tempo.

A draga russa foi trazida para a capital catarinense pela empresa DTA Engenharia Ltda, responsável pela execução das obras. O equipamento é o mesmo usado no alargamento da praia de Canasvieiras. Ele atua de forma ininterrupta 24 horas por dia, independente das condições climáticas.

Leia também:

Alargamento em Ingleses: O que já se sabe sobre a obra que começa nos próximos dias em Floripa

Continua depois da publicidade