Após as fortes chuvas registradas no Sul catarinense nesta semana, diversas cachoeiras se formaram nos cânions que dividem os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O fenômeno natural foi avistado nos cânions do Malacara e do Molha Coco, na região do município de Praia Grande.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Especialistas explicam que essa cena só pode ser vista após as chuvas, pelo motivo das nascentes dos rios serem em cima da serra. Com grandes volumes de água, rapidamente as cachoeiras podem ser vistas. Só no Cânion do Malacara, por exemplo, podem ser contabilizadas aproximadamente 100 delas.

Veja o vídeo que mostra as cachoeiras formadas em cânions no Sul de SC

Flávio Lima, empresário do ramo de turismo há duas décadas e piloto de balões da Canyons e Peraus, conta que esse fenômeno da natureza é recorrente no local.

Continua depois da publicidade

— O interessante é que esses cânions dividem os dois estados. Podemos dizer que na parte de cima é Rio Grande do Sul, já da borda para baixo é Santa Catarina. Porém, as cachoeiras caem diretamente no lado catarinense — explica Flávio.

São diversas sequências de cachoeiras no local, sendo que algumas jamais foram exploradas, Outras podem ser alcançadas por turistas.

— Muitas dessas sequências de cachoeiras nós podemos descer por meio de rapel. Esse esporte se chama canionismo — complementa.

Leia mais

Parques e florestas se abrem para observadores de pássaros em evento inédito em SC

Cansou das praias? Conheça as cachoeiras “secretas” de Florianópolis, a Ilha de Santa Catarina