Dois homens fugiram da Penitenciária da Agronômica, em Florianópolis, em plena tarde desta quinta-feira (25). Um dos detentos saiu correndo pelo portão principal do prédio. Ele foi recapturado poucos metros depois, em uma casa no Morro do Horácio. Outro criminoso conseguiu escapar pelos fundos, onde cortava grama. Ele também foi em direção ao Morro do Horácio e está foragido.

Continua depois da publicidade

Conforme a Secretaria de Justiça e Cidadania, Daniel Rigon, de 39 anos, natural de Curitibanos, fugiu do regime semiaberto. E Robson José da Luz, de 19, natural de São José, foi recapturado.

A ação foi filmada por um funcionário de uma empresa de tecnologia que fica num edifício em frente à penitenciária. Segundo ele, que prefere não divulgar identidade, a fuga aconteceu às 15h.

— Eu vi uma movimentação estranha. Fui ver da janela e aí vi um cara com a camisa verde do presídio correndo na rua. Ele tirou a camisa e continuou correndo em direção ao morro. Os guardas começaram a sair do presídio. Depois passou uma viatura aí foi pra trás (da janela) e eu não consegui mais ver.

Continua depois da publicidade

Confira o vídeo do momento da fuga:

Outro funcionário da mesma empresa, que fica em uma sala com visão melhor da rua Delminda Silveira, conta que logo depois saiu da penitenciária um carro branco. Segundo a testemunha, na captura do fugitivo, agentes disparam com arma de fogo e entraram em uma casa no Morro do Horácio.

— Vi que essa viatura parou em uma casa no Horácio. Esses dois policiais pularam o muro e efetuaram um disparo, e lá dentro pegaram um preso e trouxeram de volta.

A Penitenciária Estadual de Florianópolis conta hoje com 1.110 presos. A capacidade é de 1.090. Dentro de seis meses há previsão de ampliação para 400 novas vagas.

Continua depois da publicidade

No ano passado, pelo menos cinco presos fugiram da Penitenciária da Agronômica. Três em abril, quando renderam um agente. E outros dois, naturais do Rio Grande do Sul, em janeiro.

Nota de Deap

No final da tarde desta quinta-feira (25), a Secretaria de da Justiça divulgou a seguinte nota:

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) informa que o detento Daniel Rigon, 39 anos, natural de Curitibanos, fugiu do regime semiaberto do Complexo Penitenciário da Capital na tarde desta quinta-feira, 25; e que o detento Robson José da Luz, 19 anos, natural de São José, empreendeu tentativa de fuga mas foi recapturado. As polícias Civil e Militar já foram acionadas e o Departamento de Administração Prisional (Deap) e a Corregedoria da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) estão investigando as circunstâncias da fuga e foram instauradas medidas legais e periciais para apurar as responsabilidades.