Durante a 65ª Sessão Plenária Extraordinária da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na noite de quarta-feira (16), a deputada Isa Penna (PSOL) teve seus seios apalpados pelo deputado Fernando Cury (Cidadania) enquanto conversava com o presidente da Casa Câue Macris (PSDB).

Continua depois da publicidade

> “Fui um homem tóxico, mas jamais tive relação que não foi consensual”, diz Marcius Melhem

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Em sessão ocorrida na quinta-feira (17), Isa Penna pediu atenção aos demais deputados e relatou o assédio da noite anterior. Com longas pausas e choros durante o pronunciamento, a deputada diz que ficou muito abalada depois do ocorrido. Na tarde de quinta, a Isa Penna registrou um Boletim de Ocorrência por assédio sexual e uma denúncia formal por quebra de decoro contra o deputado estadual Fernando Cury.

— Eu vou fazer uma coisa que eu digo para todas as mulheres que passam por esse tipo de violência fazerem. Eu vou entrar com um Boletim de Ocorrência contra o deputado Fernando Cury. Nós da bancada do PSOL e da oposição vamos acionar conjuntamente as instâncias regulares. Mas, presidente, eu peço, por favor, para que você deixe transmitir o vídeo – disse Isa Penna apelando para que Cauê Macris abrisse uma exceção no regulamento para a exbição do vídeo do assédio.

Continua depois da publicidade

Outros deputados foram aos microfones da Alesp se solidarizar com Isa Penna, pedir a investigação do caso e repudiar atitudes machistas. Em sua defesa, Fernando Cury disse que não houve assédio ou importunação sexual, que estava se sentindo triste e constrangido e pediu desculpa se ofendeu a deputada com o seu “abraço”.

— Gostaria de frisar a todos, principalmente as mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, tentativa de assédio, de importunação sexual ou qualquer outra coisa com algum outro nome semelhante a esse. […] Mas se a deputada Isa Penna se sentiu ofendida com o abraço que eu lhe dei, eu peço, de início, desculpa por isso. Desculpa se eu a constrangi. Desculpa se eu tentei, como faço com diversas colegas aqui, de abraçar e estar próximo — explica o deputado.

Em nota, o Cidadania, partido de Fernando Cury se pronunciou e pediu para que o parlamentar se explicasse:

Continua depois da publicidade

Com relação ao episódio envolvendo o deputado estadual Fernando Cury, o Cidadania analisando as imagens, exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas. A legenda não tolera qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas. Temos uma história de luta em defesa dos direitos da mulher que nenhuma pessoa pode macular.

Também em nota, a Assembleia paulista afirmou que, “com a denúncia da deputada, o Conselho de Ética fará avaliação do caso”.

A deputada Isa Penna

Isa Penna (PSOL) foi eleita com 53.838 votos. Além de marcar presença nas principais manifestações de rua, no Legislativo, Isa não tem medo de se posicionar em defesa das mulheres, dos trabalhadores e da população LGBTQIA+. 

Defende pautas relacionadas ao combate à cultura do estupro e à violência contra as mulheres, a divisão sexual do trabalho e a importância das mulheres ocuparem os espaços público e a política. 

Continua depois da publicidade

> Apenas 13,3% dos feminicídios em SC tinham B.O. contra agressor, diz polícia

Isa penna é advogada, ecossocialista, feminista e a primeira deputada bissexual a ser eleita na Alesp.

*Com supervisão de Raquel Vieira