As chuvas que ocorrem na tarde desta sexta-feira em Santa Catarina, causadas devido à passagem de uma frente fria na região, provocaram a queda de uma árvore em um veículo em Rio Negrinho e temporais com granizo em alguns municípios. Em Joinville, a Defesa Civil não relatou ocorrências. Segundo informações divulgadas pela Epagri/Ciram, pode haver alagamentos na cidade pela combinação das chuvas com os horários de pico de maré, que registra 1,7m às 16h11 desta sexta-feira e 1,6m às 4h52 da madrugada de sábado (7).
Continua depois da publicidade
Em Rio Negrinho, por volta das 15 horas, uma árvore caiu em cima de uma kombi, no pátio de uma empresa localizada no bairro Industrial Sul. O motorista não se feriu, mas precisou sair pela janela da frente porque o resto do veículo foi entortado pelo impacto.
Árvore atinge kombi em Rio Negrinho
Um poste caiu no Km 182 da BR-470, em Pouso Redondo, região de Rio do Sul, e o tráfego de veículos chegou a ser interrompido, mas o trânsito já foi liberado no local. Uma equipe da PRF também se deslocou para a Serra de São Miguel, em Ibirama, mas ainda não há detalhes sobre a ocorrência.
Em Brusque, bairros ficaram alagados. Segundo a Defesa Civil local, algumas ruas ficaram inundadas por conta do volume de chuva, mas a situação já está normalizada na maioria dos pontos. Apenas uma chamada de emergência foi registrada no bairro Limoeiro — que também teve ruas inundadas, onde uma equipe da Defesa Civil avalia a situação de risco em uma residência. Blumenau não registrou ocorrências durante o temporal.
Continua depois da publicidade
Em Celso Ramos, a tempestade com granizo causou danos a aproximadamente a 10 residencias e queda de barracões no interior. Segundo os primeiros relatos, houve perdas para a agricultura.
Segundo a Celesc, o temporal está ocasionando a abertura de alguns alimentadores nas regiões de Lages, Rio do Sul, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville. Para atender os chamados de emergência durante o fim de semana, equipes extras estarão de sobreaviso e serão acionadas caso haja necessidade.
Recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas.
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Continua depois da publicidade
Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil 199 ou Corpo de Bombeiros 193.