Moradores do bairro Santa Mônica, em Florianópolis, receberam uma visita diferente na porta de casa nesta quinta-feira (24). São os jacarés, comuns na região do mangue do Itacorubi, mas que, por causa dos alagamentos na região, foram nadar no meio da rua.
Continua depois da publicidade
A estudante Thais Mello Baracuhy, de 23 anos, fotografou e filmou o animal nadando no portão de casa, na Rua Dr. Agostinho Sielski.
— Nunca tinha visto um jacaré no meio da rua, mesmo quando estava tudo alagado. Mas ele era filhote, mal cheguei perto e já se escondeu — conta.
A Polícia Militar Ambiental informa que recebeu, até a tarde desta quinta, uma ligação de morador próximo ao Shopping Iguatemi relatando jacarés nadando na via. Os policiais ainda não conseguiram ir até o local para verificar a situação.
O sargento Adriano Verondino Duarte explica que os jacarés são comuns no Mangue do Itacorubi e que, por causa das chuvas que fizeram transbordar o rio, eles acabaram saindo e nadando em outros locais. Porém, a população não precisa se preocupar, pois os animais não atacam os humanos. Ao contrário, costumam fugir.
Continua depois da publicidade
Mas é preciso ter cuidado com os animais domésticos e de rua, como cães e gatos, pois esses sim os jacarés podem atacar.
— A orientação é para que as pessoas não cheguem perto e comuniquem os órgãos ambientais e os bombeiros.
Segundo o sargento, assim que a água baixar, os animais devem retornar ao mangue.