Se a preguiça de se arrumar e encarar o vento na rua for maior que a vontade de se exercitar ao ar livre, a dica é fazer as atividades dentro da própria casa. Mesmo sem deixar o conforto do ambiente protegido do frio, que chega com o fim de tarde, existem alguns exercícios básicos que você pode praticar em casa e se manter em forma.

Continua depois da publicidade

Confira no vídeo as dicas de atividades para praticar em casa:

Eduardo Netto, especialista em exercícios, também dá algumas dicas de aquecimento. O ideal é dar uma leve caminhada ou fazer alguns agachamentos para proporcionar um aquecimento e o aumento da frequência cardíaca. Alongamentos não são obrigatórios, mas também podem ser interessantes. Importante também lembrar de não fazer qualquer atividade em jejum e beber líquidos sempre: antes, durante e depois do exercícios.

Frio deve voltar: connfira a previsão do tempo

Continua depois da publicidade

Trabalhar em excesso aumenta risco de AVC

Veja os benefícios de cada exercício segundo Netto

Agachamentos

Ênfase na musculatura dos membros inferiores. É um exercício extremamente importante no nosso dia a dia, pois quase todas as nossas atividades diárias envolvem algum tipo de agachamento – seja nas nossas atividades laborais ou recreacionais. Se os braços estiverem acima da cabeça, o movimento irá exigir bastante da sua musculatura do CORE (centro do corpo, região abdominal).

Subida Unilateral

O objetivo é mexer com a musculatura dos membros inferiores, focando no quadríceps, flexores do quadril e posteriores de coxa e glúteo. É uma atividade extremamente funcional porque envolve musculaturas que são fundamentais na marcha, nos deslocamentos e, é claro, ao subir uma escada.

Prancha ventral (ponte)

Objetivo na musculatura do CORE: representa a parte central, também chamado de “complexo lombo pélvico” e é composto por 29 pares de músculos do tronco, da pelve e do quadril. Trabalhar a musculatura do CORE é altamente recomendado para que se tenha maior qualidade de movimento e melhor qualidade de vida.

Continua depois da publicidade

Prancha dorsal

Trabalha a musculatura do CORE, além dos glúteos e da importante ação da musculaturas do Assoalho Pélvico e Fáscia Toracolombar, que são de extrema importância no mecanismo de estabilização do tronco. Ajuda na prevenção e tratamento das dores lombares, problema que atinge um grande número de pessoas em todo o mundo, afetando negativamente o seu bem-estar e qualidade de vida. Estudos mostram que o treinamento do CORE e a diminuição da instabilidade da coluna podem ajudar na atenuação desses quadros.

Apoio de frente (flexão de abraços)

Músculos da parte superior do tronco: peitorais, ombro e tríceps, além da musculatura estabilizadora do trono (CORE). Este exercício desenvolve as musculaturas do complexo superior, que exigem um nível mínimo para você manter sua atividade.