O sistema de saúde em Joinville e região está passando por um momento de sobrecarga. Conforme dados atualizados nesta quarta-feira (1º), ao menos nove hospitais da região estão com 100% dos leitos de UTIs ocupados. Uma das situações mais complicadas é no Hospital São José, de Joinville, que está com todos os leitos de UTI e enfermaria ocupados. Por causa da lotação, pacientes estão sendo atendidos até mesmo em macas nos corredores da unidade de saúde.

Continua depois da publicidade

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O São José possui 269 leitos, segundo a prefeitura de Joinville, e todos estão lotados pelo menos desde segunda-feira (30). Imagens que o AN teve acesso mostram uma série de macas enfileiradas nos corredores do hospital. A prefeitura garante que todos os pacientes estão sendo atendidos, e admite a permanência de pessoas nos corredores, onde são medicadas e ficam em repouso.

O pronto-socorro do Hospital São José também registrou um aumento expressivo na procura nos últimos dias. A unidade tem capacidade de 30 pessoas em observação, no entanto, nesta terça (31) chegou a ter 60 pacientes no pronto-socorro.

Veja as imagens do hospital:

Segundo a prefeitura de Joinville, a alta demanda está principalmente relacionada ao aumento de casos respiratórios graves, além de outros motivos.

Continua depois da publicidade

Redistribuição de leitos

Com a lotação no São José, circulou também uma notícia de que a unidade estaria fechando leitos de uma ala do hospital. A prefeitura nega, e explica que está fazendo uma redistribuição dos leitos e servidores para atender à demanda. A tendência é que nenhum leito seja fechado, mas um número maior de servidores seja deslocado para atender no pronto-socorro.

A situação na unidade de saúde motivou, inclusive, uma nota do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) alertando para a sobrecarga de trabalho para os servidores do hospital. O sindicato pede a reposição do quadro de funcionários.

Leia também

Pesquisa sobre ônibus vai definir modelo exclusivo para Joinville

‘Será uma longa jornada’, diz madrasta de jovem com o rosto queimado em bar de Joinville

Em média, dengue em Joinville provoca mais de uma internação por dia