Já imaginou colocar algumas roupas para lavar e, de repente, dar de cara com uma cobra venenosa? Isso aconteceu com uma família de Jaraguá do Sul, que se assustou ao encontrar uma jararaca ao lado do cesto de roupas. Imediatamente, os moradores acionaram a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que foi até o local resgatar a serpente.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Veja como a cobra venenosa se escondeu

O biólogo responsável pelo resgate foi Gilberto Ademar Duwe. Ele conta que os moradores ficaram assustados com o aparecimento do animal, principalmente porque ele se encontrava perto da porta da casa e eles temiam que ela entrasse na residência. Além disso, como ela estava escondida, poderia ter ocorrido um acidente.

Continua depois da publicidade

— Ela estava ao lado do cesto de roupa suja. Nestas condições, para acontecer um acidente é fácil. A jararaca é uma serpente peçonhenta, responsável pela maior parte dos acidentes ofídicos aqui no Brasil — comenta o biólogo.

Entretanto, Gilberto destaca que esse animal não fica escondido esperando para dar o bote. Na verdade, ela ataca ao se sentir ameaçada. 

— A cobra simplesmente achou esse lugar bom para ela se esconder. O problema é que se a mulher tivesse chegado ali muito perto dela, ela poderia se sentir ameaçada e ter picado ela — explica.

Cobra entre as mais venenosas do país é encontrada em hospital de Jaraguá do Sul

O especialista também menciona que o terreno da família estava repleto de mato e com alguns entulhos espalhados, o que pode atrair roedores e outros animais e, consequentemente, as cobras, que se alimentam dessas espécies. 

Continua depois da publicidade

— É muito importante deixar tudo limpo e organizado para que, caso apareça um bicho desse, seja mais fácil de ver. E claro, sempre olhar onde vai colocar as mãos e os pés. Em casa, a gente geralmente usa chinelos ou anda descalço, deixando os pés bem vulneráveis — alerta o biólogo.

Veja o vídeo do resgate

Quais são as cobras mais comuns em SC

Mais sobre a cobra da espécie jararaca

De acordo com a Fiocruz, as serpentes da espécie da jararaca podem medir cerca de 1,20 metro. Pode se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. 

Segundo o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram da espécie que é bastante encontrada na região Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Entretanto, a espécie é muito importante para o ecossistema e até mesmo para a medicina. Além de fazer o controle de pragas, se alimentando de outros animais, a partir da peçonha da jararaca é possível extrair compostos utilizados na fabricação de medicamentos que tratam doenças cardíacas e circulatórias, aponta publicação do Governo Federal.

Leia também

WEG compra fatia restante de empresa especializada em internet das coisas

MP investiga suposto abandono de casa enxaimel mais antiga de Jaraguá do Sul

Praia famosa de SC dá primeiro passo para acabar com gambiarra nos postes da Celesc