Uma moradora encontrou uma cobra dormideira no vão da porta de correr da própria casa nesta terça-feira (20), em Jaraguá do Sul. Para o resgate, ela acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A captura da cobra de espécie Dipsas neuwiedi foi compartilhada pelo biólogo Christian Raboch, responsável pelo resgate.

Embora não seja peçonhenta, a dormideira tem um aspecto parecido com a jararaca, espécie que é a maior entre as venenosas da região, de acordo com o especialista. Por isso, segundo Raboch, a moradora ficou bastante assustada com a aparição.

— Acho que apareceu lá porque a casa é do lado do rio. Como está chovendo bastante, com o nível das águas aumentando, às vezes elas saem de perto do rio para procurar abrigo — explica.

Continua depois da publicidade

Apesar do nome, a cobra é chamada de dormideira pelos costumes noturnos e temperamento dócil.

Após ser resgatado, o animal foi devolvido à natureza.

Confira o momento do resgate

Cobras dormem?

Dormem, mas com os olhos abertos. Apesar de não possuírem pálpebras móveis, os olhos são protegidos por uma fina camada transparente.

Elas não piscam ou fecham os olhos, mas, assim como os outros animais, as cobras também necessitam de repouso e dormem, mesmo que de olhos abertos.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Catarinense com doença rara é transferido do Maranhão para ser atendido em Joinville

JEC Futsal anuncia técnico atual campeão da Libertadores e entre os melhores do mundo

Após polêmica, Saúde de Joinville tem aval para contratar telemedicina