Parte do município de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, ficou embaixo d’água após a passagem de um ciclone que causou fortes chuvas na região na noite desta quinta-feira (15). Equipes do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado sobrevoaram a cidade, que segue contabilizando os estragos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme a equipe, o voo ocorreu nas comunidades de Rio dos Homens, Rio do Bio e Represa. O objetivo é verificar a necessidade de mantimentos e remédios para os moradores, que estão isolados. Além disso, durante a manhã, duas pessoas que estavam ilhadas na comunidade Base da Úrbia foram resgatadas.
Praia Grande decreta situação de emergência com ciclone: “Estávamos com o rio na nossa janela”
Uma força-tarefa, formada por bombeiros militares de Criciúma, Araranguá, Passo de Torres e Forquilhinha, atua no local desde a noite de quinta-feira. As atividades estão concentradas na retirada de famílias atingidas pelas chuvas em áreas de risco.
Continua depois da publicidade
De acordo com a prefeitura, a chuva começou por volta das 19h e afetou diversas localidades. Além disso, o centro da cidade foi impactado por alagamentos. A estimativa é de que 60% do município tenha sido afetado.
— No momento mais crítico, acreditamos que mais de 60% do município virou corredeiras de rio, literalmente. Todos os nossos rios estouraram — pontuou o prefeito Elisandro Pereira Machado.
Confira imagens aéreas da região:
Ao menos 70 pessoas foram levadas a um abrigo, montado no ginásio municipal, após terem que deixar suas casas por conta da chuva que alagou diversas ruas. Na manhã desta sexta-feira, 60 ainda permaneciam no local.
O fenômeno também causou o rompimento de encanamentos e adutoras. Por conta disso, o abastecimento de água na região está suspenso. De acordo com a Samae, responsável pelo serviço no município, equipes trabalham para recuperação do fornecimento, mas ainda não há previsão para o restabelecimento do serviço. As pontes do Alvorada e do Corujão também foram danificadas.
Também ocorreu o cancelamento das aulas até a próxima terça-feira (19) com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos alunos. A prefeitura deve assinar ainda nesta sexta o decreto que define situação de emergência na cidade por conta das chuvas.
Continua depois da publicidade
Para esta sexta-feira, ainda há previsão de chuva para Praia Grande, com ventos que podem chegar a 70 km/h. Já no sábado, o céu deve voltar a aparecer, enquanto o clima segue frio com máxima de 16ºC.
Leia também:
Ciclone provoca mais do que o dobro de chuva prevista para junho no litoral de SC
Aulas canceladas e ruas alagadas: os impactos do ciclone em Florianópolis
Frio e chuva em SC: veja a quem pedir ajuda em casos de alagamento e hipotermia