Cerca de 200 indígenas de aldeias de Araquari, no Norte de Santa Catarina, foram atingidos pelos alagamentos desde o último sábado (24). Na cidade, nas últimas 24 horas, choveu 281,4 milímetros, volume que era esperado para dois meses.
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
Nas aldeias Tarumã e Pintoty, os rios começaram a encher na madrugada de sábado e em três horas dezenas de famílias foram atingidas. A cozinha da indígena Andreia Gonçalves ficou tomada pela lama. Ela perdeu eletrodomésticos, colchão, geladeira e roupas.
— Muita tristeza. Foi à noite, choveu muito. Quando vi, tudo estava alagado. Nunca pensei que passaria por isso — lamenta.
Continua depois da publicidade
Lúcia de Oliveira também está abalada. Ela mora com três filhos e perderam itens como roupas, fogão e colchão.
— Está difícil. A gente perdeu muitas roupas. É difícil de arrumar — explica.
A Pintoty abriga cerca de 100 pessoas. Durante a chuva, a área ficou totalmente alagada. Mais de 70 pessoas foram prejudicadas e precisaram sair de casa. A saída foi ir para parentes ou a uma escola da região. No local, além de local para dormir, eles também também recebem alimentação.
FOTOS: Em um dia, chove o esperado para dois meses e Araquari decreta emergência
Cristina Veríssimo Cordeiro mora na aldeia Tarumã Mirim. Ela saiu de casa às 10h para carregar o celular, mas a região ficou tomada pela água, alagou a estrada e ela não conseguiu voltar para a residência.
— É bastante difícil. Tem famílias, com senhora de idade e bebê. Não conseguimos voltar para casa — conta.
Continua depois da publicidade
A secretaria especial de saúde indígena de Araquari, em parceria com a secretaria de educação de Joinville, solicitou a abertura de escolas dentro das comunidades para abrigar as famílias que estão desalojadas. Pelo menos 80 pessoas estão nesses locais.
VÍDEO: Enorme jacaré aparece em meio a alagamentos e moradores clamam por “Fritz” em Joinville
Os indígenas afirmam que precisam de doações de todos os tipos, mas principalmente de roupas e mantimentos. Os pontos de coletas são o posto de saúde indígena, no Centro de Araquari e na Univille, em Joinville.
Alagamentos em Araquari
O município do Norte do Estado sofreu com inundações e deslizamentos de terra. Por conta dos estragos, a prefeitura decretou emergência ainda no domingo (25).
O temporal causou inundações e dois deslizamentos de terra no município. Os bairros mais afetados foram Itinga, Centro e Rainha. A aldeia indígena Tarumã ficou isolada. Os indígenas foram levados para uma escola dentro da aldeia e a Defesa Civil está organizando a logística para levar doações e alimentos.
Continua depois da publicidade
*Com informações de Guilherme Barbosa, repórter da NSC TV
Leia também
Conheça 10 cafés charmosos e com “decoração de revista” em Joinville
Vereador preso chora ao depor na Câmara de Joinville: “Não cometi crime”
VÍDEO: Troca de tiros no meio da rua transforma praia de SC em “Velho Oeste”