A Polícia Civil resgatou cerca de 100 pássaros silvestres na tarde desta quinta-feira (12), em Biguaçu, na Grande Florianópolis, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no bairro Cachoeira.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
No local, os policiais civis encontraram várias espécies de pássaros silvestres sem anilhas (objetos que identificam a ave) e sem permissão, licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes para que os animais fossem criados naquele ambiente. Imagens divulgadas pela polícia mostram que os pássaros estavam em gaiolas antigas e desgastadas.
Aniversário da Hercílio Luz provoca mudanças no trânsito
Segundo a polícia, o objetivo da ação era apurar suspeitas de crime ambiental (previsto na lei n. 9.605/98) de “ter em cativeiro ou depósito” animais silvestres. Após a Polícia Civil ter encontrado os animais, o morador da casa, de 44 anos, foi levado para a delegacia para que fosse feito um Termo Circunstanciado.
Continua depois da publicidade
A polícia informou que momentos após ser levado para a delegacia, o homem foi liberado e os pássaros foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestre de Santa Catarina (CETAS – SC).
Veja o vídeo do local onde os pássaros estavam
Leia também
Geada e mínima de 1°C: onda de frio já dá as caras na Serra catarinense