Moradores do bairro Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, foram vítimas de coices de um cavalo que estava solto e sem o tutor por perto, na última quinta-feira (6). O caso aconteceu na Estrada de Taipas, na região conhecida como Arábia, segundo informações do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

De acordo com os relatos do moradores, esta não é a primeira vez que o cavalo fica solto e ataca as pessoas. Uma senhora chegou parar no hospital após ser atacada e bater a cabeça, enquanto outra levou uma mordida do animal.

— Ela [a primeira senhora] tomou um coice dele e acabou batendo a cabeça. Ele fica vagando entre o City, a Arábia e as proximidades da AMA — contou um morador, que não quis se identificar.

No vídeo, gravado por um morador, pode-se ver o cavalo dando coices em um pedestre que passava pela calçada. Depois de alguns segundos, o homem consegue se afastar, mas cai no chão antes de sair correndo.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura, uma equipe da Divisão de Zoonoses realizou vistorias no local e na região, mas não localizou o animal e segue monitorando. Os moradores dizem que o dono levou o cavalo embora.

Mas, em outro dia, mais cavalos foram flagrados sem supervisão em uma rua residencial.

(Foto: Redes sociais, Reprodução)

— Este mesmo cavalo estava no City Jaraguá, atacou duas pessoas, uma delas era uma senhora já de idade que está internada. Esses cavalos soltos já estão demais — contou outra moradora da região.

Segundo os residentes do bairro, os animais são frequentemente vistos em ruas e avenidas movimentadas correndo o risco de atropelamento, além de comerem lixo e apresentarem sinais de fome e frio.

— Neste ano, um cavalo foi quase atropelado por um caminhão — contou outro morador.

Os moradores afirmam que já fizeram várias denúncias pelo site da prefeitura, pelo 156 e pelos canais online da Polícia Ambiental, mas não perceberam atuação das autoridades na região até o momento.

Continua depois da publicidade

A Lei nº 14.146, de 11 de abril de 2006, Art. 2º proíbe a circulação de animais, montados ou não, em vias públicas pavimentadas no Município de São Paulo, excluindo os utilizados pelo Exército Brasileiro e pela Polícia Militar.

Uma ONG tentou resgatar o cavalo, mas não teve sucesso por não ter a documentação necessária, segundo alguns relatos.

A Secretaria da Segurança Pública foi questionada em relação aos demais cavalos e as situações de maus-tratos pelo g1, mas até a última atualização da reportagem, não obteve resposta.

Veja o vídeo

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia mais

Moradores são forçados a abandonar ilha no Caribe por elevação do nível do mar

“Não sabia para onde correr”, diz vítima atingida por vazamento de gás tóxico em empresa de SC