O catarinense Rafael Bridi bateu o recorde sul-americano de highline urbano ao cruzar, neste domingo, o vão de 340 metros entre as duas estruturas mais altas da ponte Hercílio Luz, a 40 metros de altura da pista. Essa foi a primeira vez no mundo que uma travessia de highline foi realizada em uma ponte pênsil.

Continua depois da publicidade

— É bem difícil colocar em palavras tudo que eu estou sentindo. É um prazer imenso ser manezinho da Ilha, catarinense e poder estar nesse momento histórico de reabertura da ponte. E muito mais do que isso, estar vivendo essa energia que a população e turistas estão trazendo para a ponte. E poder fazer essa travessia sem queda, na cidade onde eu nasci e no lugar que eu sonho fazer desde 2012 quando eu comecei a fazer highline é difícil descrever. Se eu fosse imaginar um começo de um ano, nem nos meus maiores sonhos eu conseguiria escrever um início de ano como o que estou tendo.

O highline é uma modalidade de slackline nas alturas, que consiste em equilibrar-se em uma fita entre prédios, formações rochosas e cânions. Segundo o atleta, além das condições climáticas, a interação com o público é uma das dificuldades encontradas para fazer uma travessia como a realizada neste domingo.

— Ali no meio a gente fica a mais ou menos uns 25 metros de altura, então tem uma proximidade muito grande com o público e a maioria das pessoas nunca viu isso e ficou sabendo pelo jornal ou pela TV. Uns apoiam, outros querem que você caia, então tem mais esse fator humano para lidar. E ainda tem a pressão que a gente se coloca, porque é tanto tempo de dedicação, é tanta coisa. A gente sabe que o recorde no final das contas não é o que mais vale, mas é importante para fechar com chave de ouro essa história — conta Rafael.

Highline atraiu atenção de quem foi à Ponte Hercílio Luz neste domingo
Highline atraiu atenção de quem foi à Ponte Hercílio Luz neste domingo (Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense)

Bridi bateu seu próprio recorde, sua marca anterior foi percorrer cerca de 300 metros entre dois prédios públicos de São Paulo, a 40 metros de altura. O atleta catarinense também é recordista sul-americano ao equilibrar-se a 400 metros e fazer uma distância de 614 metros no Cânion Espraiado, em Urubici. Ambos feitos foram conquistados em 2018.

Continua depois da publicidade

Rafael e sua equipe farão outra apresentação no final da tarde deste domingo, das 17h às 19h30min, durante a apresentação da Orquestra de Baterias de Florianópolis. A atividade faz parte do Projeto Viva a Ponte, que promove atrações artísticas, esportivas e gastronômicas até 5 de janeiro da Ponte Hercílio Luz.