Após registrar vazão histórica no final de outubro, ficar dez dias com a passarela interditada e reabrir para visita na quinta-feira (9), as Cataratas do Iguaçu tiveram a passarela do lado brasileiro fechada novamente na manhã desta sexta-feira (10). A medida de segurança foi adotada após nova alta na vazão das quedas d’água, que estão com fluxo em quase 10 milhões de litros de água por segundo, cerca de seis vezes acima da média de 1,5 milhão. As informações são do g1 PR.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
De acordo com a a Companhia Paranaense de Energia (Copel), instituição responsável por monitorar os níveis de queda d’água da atração turística, a vazão nas Cataratas chegaram a mais de 24 milhões de litros por segundo no dia 30 de outubro (veja vídeo abaixo), a segunda maior cheia no local desde 1997.
A vazão está com média acima do normal há pelo menos um mês, quando chuvas intensas passaram a atingir o estado do Paraná, em especial regiões próximas ao leito do Rio Iguaçu, que transbordou em quase 60 cidades, afetou cerca de 35 mil pessoas e teve abertura dos vertedouros de seis usinas, impactando ainda mais no fluxo de água das Cataratas.
Segundo a Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação do Parque Nacional do Iguaçu, as demais passarelas e mirantes do circuito permanecem abertas para visitação.
Continua depois da publicidade
Cataratas do Iguaçu tiveram vazão histórica de 24 milhões de litros por segundo
Secas históricas nas Cataratas do Iguaçu
Considerada uma das sete maravilhas naturais da natureza e reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o parque abriga uma rica biodiversidade e é o maior conjunto de quedas d’água do mundo.
VÍDEO: Vazão das Cataratas impressiona ao atingir 9 milhões de litros de água por segundo
Apesar do alto fluxo de vazão de água em 2023, ocasionado pelas chuvas intensas e volumosas que atingiram o Sul do Brasil nos últimos meses, a Catarata também já passou por períodos de seca.
Confira dados históricos das secas nas Cataratas do Iguaçu:
- Abril de 1979: 100 mil litros por segundo
- Julho de 2006: 245 mil litros por segundo
Veja fotos da Catarata de Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade
Leia também
Cataratas do Iguaçu tem paisagem deslumbrante e passeio inesquecível
FOTOS: Arquitetos de SC são premiado em hotel de luxo em Foz do Iguaçu