Um motorista que viajava pela BR-376 precisou pensar rápido ao notar que a carreta bitrem que ele conduzia tinha ficado sem freios. Após quase perder a entrada da área de escape, no Km 671, o condutor conseguiu manobrar o caminhão e se salvar de um possível acidente. A entrada foi registrada por volta das 17h de segunda-feira (25).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja fotos das áreas de escape na BR-376
Cidade de SC tem pedido “emergencial” para rodovia com rota para praias e portos
De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, a carreta transportava bobinas de aço quando o motorista notou uma pane nos freios. Imagens da câmera de segurança da concessionária mostram que o veículo seguia sentido a Santa Catarina quando passa pela área de escape, quase perde a entrada e consegue fazer a manobra.
Continua depois da publicidade
No dia anterior, outros dois veículos também ficaram sem freios e precisaram usar as áreas de escape da BR-376. No domingo (24), em um intervalo de menos de quatro horas, dois caminhões sem freios “estouraram” o chão do dispositivo do Km 667 ao entrarem em alta velocidade no local. Veículos estavam carregados com 15 toneladas de açúcar e o outro com oito toneladas de papelão.
Sobre as áreas de escape da BR-376
A área de escape localizada no Km 667,3 da BR-376, em Guaratuba (PR), na região de divisa com Santa Catarina, completou cinco anos de operação no dia 16 de novembro. Segundo a Arteris Litoral Sul, até a data, foram registradas 272 entradas.
Em uso desde novembro de 2019, a área de escape foi construída na margem esquerda da pista Sul, sentido Santa Catarina, no km 667,3 da rodovia, justamente para facilitar o acesso de veículos com problemas mecânicos. Muitas tragédias foram evitadas graças ao uso do dispositivo.
A BR-376 conta ainda com outra área de escape, também construída pela concessionária, no km 671 e em operação desde 2011.
Continua depois da publicidade
Leia também
Viúva de Jeanis Colzani compartilha rotina com o luto e lembra da atleta de SC como inspiração
VÍDEO: Paciente que xingou e chutou enfermeira continua preso por injúria racial em Joinville