Um caminhão carregado com 12,5 toneladas de enlatados evitou um acidente após utilizar a área de escape na BR-376, em Santa Catarina e Paraná, na madrugada deste domingo (17). 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com informações da Arteris Litoral Sul, empresa que administra a rodovia, o veículo sofreu uma pane no sistema de freios e adentrou 40 metros no dispositivo de segurança. 

Conforme a concessionária, o dispositivo de segurança é composto por argila expandida, que reproduz um conceito da Fórmula 1, e tem a finalidade de frear veículos pesados que, por algum motivo, tenham problemas em seus sistemas de freios.

Na última quinta-feira (14), o motorista de um ônibus que perdeu os freios também usou a área de escape na BR-376 e salvou a vida de 28 passageiros que ocupavam o transporte coletivo. 

Continua depois da publicidade

Como funcionam as áreas de escape

Assim que um veículo entra na área de escape, monitorada por câmeras, a Arteris envia os operadores da concessionária para atender à ocorrência e a retirada do veículo. Esse time conta com profissionais de saúde e ambulância, operadores de guincho e também inspetores de tráfego, que auxiliam na sinalização da via para outros motoristas.

A Arteris investiu R$ 38 milhões nas áreas de escape que, desde 2019 até o momento, foram responsáveis por reduzir em 56% o número de acidentes nessas estradas. As iniciativas de segurança da companhia fazem parte das medidas firmadas com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para a preservação da vida e trânsito mais seguro.

Leia também

AO VIVO: Atlântico x Joinville pela final da Liga Nacional de Futsal

Banhista da Argentina morre afogado na Praia Central de Balneário Camboriú

Morador com deficiência auditiva é resgatado após casa desmoronar com chuva em SC