O trecho da BR-376 que cruza a Serra do Mar, na descida do Paraná para Santa Catarina, teve duas ocorrências de uso da área de escape por caminhões que perderam os freios nesta segunda-feira (1º). Em ambos os casos, os motoristas conseguiram evitar um acidente e escaparam ilesos.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O primeiro caso se deu às 9h42, conforme registro da Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho. Um caminhão-tanque carregado com 12 mil litros de etanol, material com potencial explosivo, conseguiu evitar um acidente ao entrar na área de escape do km 667,3.
Veja vídeo
MAIS UM ACIDENTE EVITADO!🙌🏻
— Arteris Litoral Sul (@Arteris_ALS) May 1, 2023
Hoje (01) ocorreu mais uma entrada na área de escape do km 667,3, da BR-376/PR, em Guaratuba, sentido SC.
O caminhão com 12 mil litros de etanol adentrou 55m no dispositivo, após o condutor identificar perda de freios. Ninguém se feriu! @ANTT_oficial pic.twitter.com/7TRbpP0261
Já por volta das 16h, uma carreta com pane no sistema de frenagem precisou cruzar duas faixas da descida da serra e fazer uso do mesmo dispositivo. O veículo adentrou 35 metros na área de escape até parar, 20 a menos do que o que havia sido registrado no caso ocorrido durante a manhã.
Continua depois da publicidade
Assista à segunda ocorrência do dia
🤳🏻 Confira por outro ângulo a entrada ocorrida na tarde desta segunda (01).
— Arteris Litoral Sul (@Arteris_ALS) May 1, 2023
🛣️ No total, foram salvas 373 vidas na área de escape situada no km 667,3 na BR-376/PR, em Guaratuba, sentido Santa Catarina. @ANTT_oficial pic.twitter.com/cmovDJJ6K4
A área de escape é uma espécie de pista paralela à via principal e coberta de cinasita, uma argila expandida que ajuda a diminuir a velocidade de veículos desgovernados.
Também nesse feriado prolongado, o dispositivo já havia salvo a vida de 28 ocupantes de um ônibus que perdeu os freios e descia a serra a 130 km/h, na sexta (28).
Leia mais
Troca de tiros em família mata pai, filha e genro no Oeste de SC
Estudantes serão vistoriados com detector de metal em escolas no Norte de SC