Uma carreta carregada com 50 toneladas de etanol evitou um acidente após usar a área de escape na BR-376, entre Santa Catarina e Paraná, na manhã desta terça-feira (27). O veículo perdeu os freios e precisou ultrapassar outro caminhão segundos antes de entrar no dispositivo.
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
De acordo com informações da Arteris Litoral Sul, empresa que administra a pista, a carreta utilizou 40 metros da área de escape. Além de evitar o acidente, o dispositivo ainda impediu que o produto perigoso causasse um incêndio ou explosão. Apesar do susto e da manobra arriscada, ninguém ficou ferido.
Conforme a concessionária, o dispositivo de segurança é composto por argila expandida, que reproduz um conceito da Fórmula 1, e tem a finalidade de frear veículos pesados que, por algum motivo, tenham problemas em seus sistemas de freios.
Continua depois da publicidade
Como funcionam as áreas de escape
Assim que um veículo entra na área de escape, monitorada por câmeras, a Arteris envia os operadores da concessionária para atender à ocorrência e a retirada do veículo. Esse time conta com profissionais de saúde e ambulância, operadores de guincho e também inspetores de tráfego, que auxiliam na sinalização da via para outros motoristas.
A Arteris investiu R$ 38 milhões nas áreas de escape que, desde 2019 até o momento, foram responsáveis por reduzir em 56% o número de acidentes nessas estradas. As iniciativas de segurança da companhia fazem parte das medidas firmadas com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para a preservação da vida e trânsito mais seguro.
Leia também
Morre Conny Baumgart, artista que criou maquete gigante de São Francisco do Sul
Pacientes precisam esperar até sete horas para receber atendimento em hospitais de Joinville
Jovem viraliza ao “nadar” em terminal alagado de Joinville; especialistas alertam para doenças