Na manhã desta quarta-feira, às 8h25, um caminhão carregado com 12 toneladas de tecido adentrou 25 metros na área de escape da BR-376, no km 671,7, em Guaratuba (PR), localizada na pista sul, no sentido Joinville. O motorista, que conduzia o veículo ia de Cambé (PR) para Porto Alegre (RS).

Continua depois da publicidade

Ele informou que já conhecia o trecho e, ao perceber que estava sem freios na descida da Serra, optou por utilizar o recurso da área de escape. Essa foi a 122º vez que a o local foi utilizado desde que o dispositivo, construído pela Autopista Litoral Sul, foi inaugurado, em agosto de 2011.

Jornal italiano aponta curva da BR-376 como a mais perigosa da América do Sul

A serra da BR-376 possui 19 quilômetros de extensão, com redução de altitude de 710 metros entre os quilômetros 656 e 675, o que exige maior atenção dos motoristas no respeito ao limite de velocidade e aos cuidados com a manutenção dos veículos. No último dia 24 de abril, a concessionária prestou apoio à ação de fiscalização sobre veículos pesados realizada pela Polícia Rodoviária Federal no Posto do Alto da Serra, no km 662, em Tijucas do Sul-PR.

O balanço desta operação apontou que a cada 10 caminhões que descem a serra, quatro apresentam irregularidades no sistema de freio. No total, cerca de 6 mil veículos pesados por dia descem a Serra da BR-376.

Continua depois da publicidade

Para utilizar a área, em caso de emergência, o motorista deve ficar atento às placas indicativas e se posicionar na faixa à direita em direção aos quadrados brancos e vermelhos pintados no chão (semelhantes aos das pistas de corrida automobilística). É importante lembrar que o local deve ser utilizado somente em caso de perda freio e não como ponto de parada.