A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou se despedir de um bravo agente nesta segunda-feira (6), agora aposentado do serviço policial: trata-se do cão farejador Bili. Após nove anos de serviços prestados à corporação em Santa Catarina, o pastor belga malinois poderá, enfim, viver uma fase de descanso, que já começou com um bolo especial feito pelos antigos colegas de trabalho e com um banho de rio.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Bili nasceu em 2013, recebeu um treinamento ainda filhote e, já no ano seguinte, passou a combater o crime nas rodovias catarinenses junto à PRF, fazendo uso de seu faro apurado. Ao longo da carreira policial, o cachorro foi herói em diversas apreensões, segundo a PRF, que relembrou um caso de 2021 em que Bili detectou 15 quilos de cocaína e outros três de crack escondidos na lataria de um carro.

A despedida do serviço ocorreu na Unidade Operacional da PRF na BR-163 em Guaraciaba, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, promovida pela equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC). Os agentes prepararam um bolo feito com a ração preferida do cachorro, enfeitado ainda com biscoitos caninos.

Fora da corporação, o cachorro passou a morar com um casal de São Miguel do Oeste, munícipio vizinho ao da sede do GOC. O primeiro contato com os novos tutores ocorreu durante um banho de rio na região, onde Bili também pôde conhecer a cadela Lessie, que já pertencia à sua nova família.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo do banho de rio de Bili após aposentadoria:

Leia mais

VÍDEO: Jacaré resiste a tiros e volta à natureza em Florianópolis após reabilitação

VÍDEO: caminhão atravessa avenida em SC com casa inteira na carroceria