Um tubarão-azul supreendeu banhistas na praia de Dénia, região costeira de Valência, na Espanha. No entanto, enquanto os humanos se protegiam na beira da praia, um cachorro pulou no mar, nadou até o animal marinho e mordeu a cauda dele. A cena foi registrada no domingo (22) e viralizou nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O vídeo foi publicado nas redes sociais e chegou a 9 milhões de visualizações. O autor da gravação, David López, de 20 anos, disse ao g1 que estava na praia quando o tubarão foi visto. Banhistas acionaram os salva-vidas, que chamaram membros de aquário para atender o animal.
— Um senhor ao lado era o dono do cachorro, que começou a latir para o tubarão. Então o senhor me disse: “Vou soltar ele para ver o que faz”. O cachorro correu atrás do tubarão, mordeu o rabo e voltou. Parecia cena de filme — disse o jovem.
O cão voltou sem ferimentos até a praia após ser ignorado pelo tubarão. Nos comentários do vídeo, internautas brincaram com a atitude do cachorro: “O cachorro: naquele dia eu acordei muito louco”, disse um dos comentários. Outro usuário falou: “Quem tem medo de morrer, não pode nem nascer”. “Os outros cachorros apostando que ele não teria coragem de nadar até lá”, complementou outro.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo do ataque do cachorro
Final trágico para o tubarão
Por mais que a mordida não tenha causado nenhum ferimento ao animal marinho, o tubarão foi encontrado morto na terça-feira (24) por especialistas do aquário Oceanogràfic de Valência. Segundo eles, o animal teve um encontro com um peixe-espada que ocasionou uma lesão no cérebro.
Segundo uma nota publicada pelo aquário, o incidente com o peixe-espada não é isolado, já que foram documentados vários casos semelhantes, o que tem feito os cientistas investirem em pesquisas sobre o assunto.
A bióloga marinha Isabella Moya Lara contou ao g1 que a falta de reação do animal a mordida do cachorro poderia indicar que ele já estivesse machucado no domingo.
— O tubarão-azul é comum em águas tropicais, embora seja tido como um tubarão oceânico. Então, por ter sido encontrado próximo à costa, pode ser que ele estivesse com alguma debilidade/fraqueza, deixando-o desnorteado, o que explica a falta de reação à aproximação do cachorro — disse ela.
Continua depois da publicidade
Ela conta, ainda, que os banhistas não corriam risco, pois o tubarão não estava em momento de alimentação e, caso estivesse, ele provavelmente atacaria o cachorro.
Veja a nota publicado pelo aquário
“O tubarão avistado no domingo em Dénia parecia morto com vários ferimentos de peixe-espada no cérebro. O animal foi encontrado ontem sem vida na costa, apesar dos esforços da equipe de resgate da #FundaciónOceanogràfic, através da Rede de Encalhe, Resgate Marítimo e Cruz Vermelha para devolvê-lo ao mar. O tubarão, um macho com cerca de dois metros de comprimento, foi levado à Universidade de Valência para realização da necropsia. Durante o procedimento, os veterinários do Oceanogràfic certificaram que a causa da morte foi por três golpes de peixe-espada no cérebro. Os investigadores continuam a analisar estas interações, uma vez que este não é um caso isolado.”
Leia também
Gestação “surpresa” faz família de lobo-guará aumentar no zoo Pomerode
Desaparecido há uma semana, cão dos Bombeiros é encontrado ferido na Grande Florianópolis
FOTOS: Filhote de cachorro-do-mato resgatado em SC causa explosão de fofura na internet