Uma cachorra que estava na beirada de uma varanda em um prédio residencial no bairro Abraão, em Florianópolis, quase se jogou da sacada após supostamente sentir calor intenso na tarde desta quinta-feira (21), quando as temperaturas máximas chegaram a quase 30 graus. Moradores vizinhos perceberam a situação e resgataram o animal do segundo andar do edifício (veja vídeo abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No vídeo, é possível perceber o animal na beirada da janela e se preparando para pular a qualquer momento. Pessoas que passavam pelo local perceberam a situação e, com a colaboração de uma moradora do primeiro andar, penduraram um lençol no caso dela se jogar ou cair. Após a prevenção e cuidados iniciais, a resgataram com uso de uma escada.

De acordo com a tutora do animal, a casa estava aberta para ela circular e que o grande erro foi ter deixado uma cadeira de madeira encostada na parede, o que permitiu que a cachorra chegasse até a sacada. O animal está bem, apesar de ter ferido as unhas ao “provavelmente” arranhar as portas.

Continua depois da publicidade

 Realmente ontem foi um dia quente, não sei o que levou ela a ficar naquele estado de perturbação. Mas acredito que não foi o calor, pois ela tem acesso a casa toda e as janelas estavam abertas, estava um ambiente arejado e não pega sol em todos os cômodos  explicou, informando que só soube da gravidade do caso quando chegou em casa, já que não recebeu ligações informando sobre o ocorrido.

Cachorra que quase pulou de sacada em SC foi resgatada das ruas

 Fica o alerta para nós e para todos os tutores, os animais às vezes têm comportamentos imprevisíveis, precisamos estar sempre atentos. Também agradeço imensamente os moradores do meu prédio que auxiliaram minha cachorra, não gosto nem de pensar o que poderia ter acontecido sem a ajuda dessas pessoas  destacou.

Cachorra foi resgatado por moradores

De acordo com um morador do prédio vizinho, que registrou o acontecimento do próprio apartamento e preferiu não se identificar, a cadela tentou pular da varanda “durante um bom tempo”.

Quando eu escutei o choro e fui olhar pela janela, que é de frente para o condomínio, já tinha bastante gente no local e a cachorra parecia estar tentando fugir da sacada relatou ao NSC Total.

Continua depois da publicidade

Quem é pastora presa em SC por integrar grupo conspiratório que aplicava golpes

Segundo relatos desse mesmo morador, a tutora do animal não estava no apartamento no momento do ocorrido.

Ali bate muito sol durante o dia, praticamente a tarde inteira. E hoje [quinta, 21] tava bem quente, apesar de ter um vento, a sensação de calor estava bem grande afirmou, dizendo que houve uma “comoção” após o resgate.

“Explosão” de calor

De acordo com a Defesa Civil, o pico da onda de calor provocada por uma massa de ar quente que atua no Sul e Sudeste do Brasil nos últimos dias ainda não chegou, e deve ocorrer nas tardes de sábado (23) e domingo (24), quando as temperaturas devem ultrapassar os 35°C em praticamente todas as regiões de Santa Catarina. A previsão mostra ainda que algumas áreas do Estado, como o Oeste, Norte e Litoral podem se aproximar até mesmo dos 40°C.

Onda de calor de até 40°C atinge SC na última semana do inverno

Por isso, o órgão alerta para ocorrências associadas ao calor intenso, como desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além do aumento do risco de queimadas. É recomendável tomar muita água, não deixar animais e crianças sozinhos em veículos, não usar roupas escuras e não comer alimentos pesados, de difícil digestão.

Continua depois da publicidade

Leia também

Povo Xokleng comemora votação do STF que derrubou marco temporal

Florianópolis fará pente-fino de obras paralisadas após prisão de servidor da Floram