O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) prestou homenagem ao sargento que morreu no último sábado (1°) ao tentar salvar um homem em um rio de Tubarão, no Sul de Santa Catarina. O corpo de Anderson Martins Cardoso, de 52 anos, foi levado pelo caminhão histórico do CBMSC para cremação, que ocorreu neste domingo (2).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O cortejo aconteceu às 15h quando os militares saíram do local do velório, em Tubarão, ao local de cremação, em Capivari de Baixo. Também foram realizadas as honrarias militares como a salva de tiros e a última continência ao militar falecido.
Morte de bombeiro comove SC: “Partiu do jeito que viveu, ajudando os outros”
A homenagem ao bombeiro militar aconteceu em todos os quartéis do Estado. Às 15h pontualmente, horário em que acontecia o cortejo em Tubarão, todos bombeiros militares e comunitários de serviço posicionaram suas viaturas em frente aos quartéis do CBMSC e prestaram continência com as sirenes das viaturas ligadas por um minuto.
Continua depois da publicidade
De acordo com o CBMSC, também foram colocadas faixas pretas nas viaturas simbolizando o luto da corporação. As bandeiras do CBMSC ficarão a meio-mastro pelos próximos 3 dias.
Veja o vídeo da homenagem
Entenda o caso
O caso aconteceu por volta das 14h30min de sábado. O bombeiro estava de folga e ao passar de carro próximo a um rio, viu que um homem precisava de socorro nas águas. A partir disso, o socorrista mergulhou para tentar salvar a vítima.
Nenhum dos dois homens conseguiu retornar e uma guarnição de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar iniciou buscas por volta das 15h45min. Anderson foi encontrado já sem vida. A outra vítima ainda não foi localizada
Veja as fotos de Anderson
Continua depois da publicidade
Luto
Anderson Martins Cardoso era 2º sargento na corporação e, atualmente, estava na Secretaria de Proteção e Defesa Civil, atuando como coordenador regional em Tubarão.
“Neste difícil momento, o Comando-Geral do CBMSC registra aos familiares e amigos do sargento Anderson os sentimentos de tristeza e solidariedade com as respeitosas continências de toda a corporação”, publicou a corporação em nota.
Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte de Anderson. “Era daquelas pessoas com as quais não se conversa sem ter por troco muitos sorrisos no meio das falas. Gentil, educado, técnico, trabalhador e muito engraçado. Parte de fato como o imaginário remete aos bombeiros: um herói. […] Obrigado, meu amigo, por sua jornada tão leve. Farás muita falta”, publicou um amigo.
Leia mais
SC recebe R$ 49 milhões para construção de unidades de saúde em 18 cidades
Frente fria avança por SC e pode trazer chuva ao Estado nesta segunda
Motociclista morre em colisão com carro e motorista foge sem prestar socorro no Sul de SC