Nos últimos dias, voluntários e membros da Sociedade Amantes da Leitura têm se dedicado a uma dura tarefa: encaixotar o acervo de cerca de 15 mil volumes da biblioteca comunitária Barca dos Livros, que está se despedindo do bairro. Por falta de recursos financeiros para manter a instituição em funcionamento, o local encerra suas atividades.
Continua depois da publicidade
Os livros, que formam o maior acervo infanto-juvenil de Santa Catarina, serão doados a outros dois locais: a Escola Básica 25 de Maio, no assentamento Vitória da Conquista, do MST, em Fraiburgo (SC); e a Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, em Florianópolis – esta, em caráter temporário. Os volumes ficam abrigados na biblioteca escolar até poderem ser transferidos permanentemente para um local que atenda à comunidade em geral.
Nesta semana, na própria Barca, será realizado um bazar, com o objetivo de vender livros selecionados, volumes sobre arte e teatro, histórias em quadrinhos, móveis, e mesmo roupas doadas por voluntários – tudo para que a biblioteca possa "honrar suas despesas antes de fechar", nas palavras da diretora Tânia Piacentini. O bazar acontece amanhã, terça-feira (3), das 14h às 17h, mas pode se estender ao longo dos outros dias da semana, caso ainda haja objetos para vender.
No vídeo abaixo, Eleonora Casali, coordenadora da Barca, fala um pouco mais sobre a biblioteca e convida o público para o bazar:
Bazar da Barca dos Livros
Continua depois da publicidade
Quando: terça-feira, dia 3 de dezembro, das 14h às 17h
Onde: Barca dos Livros (Av. Afonso Delambert Neto, 885 – Lagoa da Conceição, Florianópolis)
Entrada gratuita