O primeiro registro de baleias-francas avistadas no litoral de Santa Catarina em 2024 aconteceu na Praia do Rosa, em Imbituba, nessa quinta-feira (23). O segundo foi feito na Praia do Sol, em Laguna, nesta sexta-feira (24). A informação foi confirmada pelo Instituto Australis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O inverno e a primavera são o período reprodutivo dessas baleias. Por isso, quando as águas esfriam, elas vêm ao Sul do país para ter os filhotes. O animal normalmente é visto na região conhecida como “Rota da Baleia-Franca”, que corresponde às cidades de Imbituba, Garopaba e Laguna.

— No ano passado foi em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio — afirma a diretora do Projeto ProFRANCA, Karina Groch.

Um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense, de 225, foi registrado em 2023. O maior até o momento foi em 2018, de 273 baleias, entre mães e filhotes. O primeiro registro em vídeo deste ano foi feito em Laguna, pela surfista Lívia Soares.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo

No ano passado as baleias foram vistas em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro (Vídeo: Lívia Soares, Reprodução)

Projeto ProFRANCA

Sediado em Imbituba, o Projeto Franca Austral (ProFRANCA) monitora e trabalha na conservação das baleias-francas em Santa Catarina. É realizado pelo Instituto Australis e tem patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.

Neste ano, o projeto conta com uma equipe de 33 pessoas — entre biólogos, coordenadores, administradores, pesquisadores, comunicadores e estagiários —, que farão o monitoramento dos animais.

Leia mais

Prefeito preso em SC tem infarto no presídio e Justiça concede prisão domiciliar

FOTOS: Voluntários catarinenses realizam cortes de cabelo gratuitos no RS

Boutique de doces que virou febre em SC marca data para abertura em Itapema