Uma baleia-jubarte bebê foi encontrada morta, nesta terça-feira (25), na praia da Lagoinha, em Balneário Arroio do Silva, no litoral Sul de Santa Catarina. O filhote macho de nove metros foi levado até a orla pela maré e já estava sem vida quando a equipe do projeto de monitoramento Educamar foi acionada por moradores da região.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo Ceres Gomes Vaz, médica veterinária da Educamar, não foi possível avaliar a causa do óbito pois o animal já estava em avançado estado de decomposição. Inicialmente, a equipe até achou que era uma filhote fêmea por conta do estado do corpo, mas depois confirmaram que se trava de um macho. Os profissionais coletaram amostras de material biológico da baleia e o corpo ficou à disposição do município para sepultamento.
Este foi o primeiro encalhe de baleia que a organização para preservação ambiental atendeu em 2023. Conforme a Educamar, esse tipo de ocorrência acontece por conta da migração das baleias para a reprodução no litoral brasileiro. A principal área de concentração é no Banco de Abrolhos, no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
As baleias-jubarte, espécie Megaptera novaeangliae, atingem até 16 metros na idade adulta e podem pesar cerca de 40 toneladas. Durante o período de migração para se reproduzir no inverno brasileiro, elas deixam os mares antárticos e realizam uma viagem de aproximadamente quatro mil quilômetros até o litoral do Brasil. Depois, elas retornam ao Sul para passar o verão e se alimentar nas regiões próximas da Antártica.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo da baleia-jubarte bebê encontrada no Sul de SC:
Leia também
SC registra em média uma morte de dengue por dia em uma semana
Quem é a blumenauense que vai desafiar o Rio Negro e nadar 30 quilômetros sem parar
Idoso de 71 anos é sequestrado e extorquido após marcar encontro por app