Na manhã desta quarta-feira (27), uma baleia-franca-austral (Eubalaena australis) foi vista ao lado de um filhote, na praia do Moçambique, em Florianópolis. Segundo a Associação R3 Animal, a baleia maior já havia passado pelo litoral catarinense em outros anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Ela foi fotoidentificada pelo projeto ProFRANCA pela primeira vez no litoral brasileiro em 2002. Já em 2012, foi reavistada na praia de Mariscal, em Bombinhas (SC), vítima de um acidente com uma embarcação que lhe causou uma cicatriz com três cortes.
Depois disso, a presença do animal foi registrada novamente no Rio Grande do Sul e no Uruguai. A baleia, chamada de Mariscal, também ganhou o apelido de “guerreira”, por causa da força que teve para sobreviver após o acidente.
Baleia bate em veleiro de SC na Bahia: “Poderia ter afundado o barco”
Continua depois da publicidade
— Agora ela parece estar ótima e, pelos nossos cálculos, deve estar junto ao seu quarto filhote, o terceiro após sua visita que nos preocupou em 2012 — afirma a bióloga e diretora do projeto ProFanca, Karina Groch.
De acordo com o oceanólogo Emanuel Ferreira, gerente da Associação R3 Animal, a história de Mariscal deve servir como um alerta.
— Quem navega pela região costeira nesta época deve redobrar o cuidado com as baleias na região. Existem procedimentos que devem ser seguidos, como manter a distância de 300 metros, não perseguir, interromper ou tentar alterar o curso de deslocamento dos animais — destaca.
Veja o registro das baleias em Florianópolis
Leia também
SC confirma transmissão local da varíola dos macacos
Continua depois da publicidade
Jovem pede ajuda para localizar “crush” em SC e viraliza: “Saiu do meu controle”