A área de escape localizada no Km 667,3 da BR-376, em Guaratuba (PR), na região de divisa com Santa Catarina, completou cinco anos de operação no dia 16 de novembro. Segundo a Arteris Litoral Sul, foram registradas 272 entradas durante este período e os flagrantes de muitas delas são impressionantes.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em uso desde novembro de 2019, a área de escape foi construída na margem esquerda da pista Sul, sentido Santa Catarina, no km 667,3 da BR-376, justamente para facilitar o acesso de veículos com problemas mecânicos. Muitas tragédias foram evitadas graças ao uso do dispositivo.

Veja fotos da área de escape

Confira abaixo as entradas mais impressionantes na área de escape do Km 667:

Ônibus com 28 passageiros usa a área de escape

Continua depois da publicidade

É comum que os caminhões sejam os principais veículos a utilizarem a área de escape, mas em dezembro de 2023 foi a vez de um ônibus usar o dispositivo. O condutor do veículo perdeu os freios e salvou a vida de 28 passageiros ao pensar rápido e entrar na área de escape.

Caminhão bate no muro do contenção e motorista faz manobra para se salvar

Mais recentemente, em outubro deste ano, um caminhão fez uma entrada desgovernada no local. Imagens mostram que o veículo chegou a sair parcialmente do chão e o motorista precisou fazer uma manobra para evitar tombar.

Dois caminhões usam a mesma área de escape em 30 segundos

Este flagrante é surpreendente. Em abril deste ano, um caminhão ficou sem freios e precisou utilizar a área de escape, adentrando 50 metros. Em um intervalo de 30 segundos, um segundo caminhão também precisou usar o dispositivo. O condutor agiu rápido e quase tombou ao fazer uma manobra para evitar uma colisão com o veículo que já estava no dispositivo.

Caminhão quase tomba antes de entrar na área de escape

Este caso aconteceu também aconteceu em abril deste ano. O condutor de um caminhão, que transportava 18 toneladas de carne bovina, precisou manobrar rapidamente o veículo e quase tombou antes de adentrar 65 metros do dispositivo e parar em segurança. No mesmo dia, um caminhão com 21 toneladas de bateria precisou usar a mesma área de escape.

Continua depois da publicidade

Caminhão sem freios quase bate em carro ao entrar na área de escape

No caso que aconteceu em outubro deste ano, um caminhão sem freios precisou fazer uma manobra para evitar uma tragédia ainda maior. Ao trocar de faixa para fazer a entrada na área de escape, ele quase bateu em um carro, que conseguiu desviar do veículo. O caminhoneiro então cortou a frente do automóvel e entrou no dispositivo.

Algumas tragédias não foram evitadas

Apesar das duas áreas de escapes localizadas na BR-376, uma no Km 667,3 e outra no Km 671, ainda ocorrem registros de graves acidentes na descida da Serra em direção a Santa Catarina. O caso mais recente é o acidente envolvendo a van de uma equipe de remo, com nove pessoas mortas, entre elas o motorista do veículo, o técnico do time e atletas adolescentes, com idades entre 52 e 15 anos.

BR-376 volta a ser palco de tragédia e traz à tona debate sobre segurança da rodovia

A Arteris Litoral Sul reforça que a área de escape é um meio para evitar acidentes, mas não pode ser considerada a única alternativa. É essencial que motorista esteja consciente das condições de seu veículo, estar com as revisões em dia, dirigir com atenção, dentro dos limites de velocidade e segurança, e com o peso da carga dentro do que determina a capacidade do veículo.

Além disso, de acordo com a Arteris, são realizadas diversas campanhas de conscientização, como o programa Acorda Motorista, Tô de Cinto, Tô Seguro e o Serra Segura, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que faz a inspeção de veículos pesados.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Caminhão com óleo lubrificante perde os freios e derrapa ao entrar em área de escape da BR-376

VÍDEO: Área de Escape da BR-376 evita segundo acidente em quatro dias 

Motorista de carreta com 14 toneladas de cerâmica é salvo por área de escape na BR-376