A empresa de gestão de rodovias Arteris atingiu no último fim de semana a marca de mais de 1.000 vidas salvas pelas suas três áreas de escape, sendo 903 apenas em estradas conectadas a Santa Catarina. Duas áreas de escape estão localizadas no Paraná, nos km 671,7 e no km 667,3 (BR-376), em Guaratuba, e no km 353 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
As áreas de escape são locais semelhantes a pistas de Fórmula 1, com profundidade de quase um metro preenchidas com argila expandida, para que os motoristas que percebam uma falha mecânica no veículo possam entrar nesse “desvio” e ter uma frenagem emergencial segura. (Veja vídeo abaixo).
Como funcionam as áreas de escape
Assim que um veículo entra na área de escape, monitorada por câmeras, a Arteris envia os operadores da concessionária para atender à ocorrência e a retirada do veículo. Esse time conta com profissionais de saúde e ambulância, operadores de guincho e também inspetores de tráfego, que auxiliam na sinalização da via para outros motoristas.
A Arteris investiu R$ 38 milhões nas áreas de escape que, desde 2019 até o momento, foram responsáveis por reduzir em 56% o número de acidentes nessas estradas. As iniciativas de segurança da companhia fazem parte das medidas firmadas com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para a preservação da vida e trânsito mais seguro.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo dos veículos entrando na área de escape
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Gigante do setor de investimentos abre vagas para quem quer trocar de carreira em SC