Um motorista de caminhão que transportava 38 toneladas de açúcar utilizou a área de escape na BR-376, em Guaratuba, na divisa do PR com SC, na madrugada desta segunda-feira (04). Após perder os freios, o condutor do veículo evitou acidente ao usar o dispositivo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Por volta de 00h10, o caminhão que descia a Serra de Guaratuba ficou sem freios e o motorista do veículo optou por utilizar a área de escape localizada no km 667,3, sentido Sul. Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra esse trecho da rodovia, o condutor do caminhão não se feriu.

Esta já foi a segunda vez que essa área de escape foi utilizada no mês de novembro. Na sexta-feira (1º), o condutor de uma carreta com 14 toneladas de cerâmica foi salvo pelo dispositivo de segurança.

Veja o vídeo:

Continua depois da publicidade

Como é a área de escape na BR-376, entre SC e PR

O dispositivo é composto por argila expandida, que reproduz um conceito da Fórmula 1, e tem a finalidade de frear veículos pesados que, por algum motivo, tenham problemas em seus sistemas de freios.

A área de escape do Km 667,3, na descida da Serra do Mar da BR-376, foi inaugurada em novembro de 2019, e desde então já foi utilizada 272 vezes, com 554 vidas salvas.

Um pouco mais à frente, no Km 671,7, está a primeira área de escape construída pela Arteris no Brasil, em 2011, também em Guaratuba (PR). Essa já foi utilizada 351 vezes, com 520 vidas salvas.

Veja galeria de fotos

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Turista de SC morre ao saltar de bungee jump no Paraná

Jovem se perde sozinho em trilha e mobiliza ação de resgate com apoio de helicóptero em SC

Deputado federal de SC se envolve em segundo acidente em um intervalo de sete meses