A equipe do Helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros auxiliou no transporte de um coração para um transplante de órgãos feito no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, por volta das 15h15min desta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
O coração veio de Chapecó e teria o prazo de quatro horas para chegar ao receptor. O órgão foi trazido por um avião até o Aeroporto Quero Quero, onde foi apanhado pelo Arcanjo e levado até o Hospital Santa Isabel. Toda a operação de transporte durou aproximadamente de 55 minutos.
Todo o procedimento do transporte foi acompanhado por dois médicos da SC Transplantes, responsável pelas operações no Estado. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o receptor é um idoso de 61 anos.
Vejo o vídeo do transporte do órgão do Aeroporto Quero Quero até o Hospital Santa Isabel:
Para o Capitão Hugo Manfrin, integrante da equipe do Arcanjo, o trabalho de transporte é parte fundamental para o sucesso de toda operação, ainda mais quando o órgão em questão é um coração.
Continua depois da publicidade
– O tempo para que um órgão como um coração seja transplantado é um dos mais complexos, pois é um dos mais curtos. Existem órgãos que têm prazos de até 24h. Por isso, o trabalho da equipe foi excelente tendo em vista o tempo que levou, afinal, tudo foi muito ágil – destaca.
Além disso, o capitão afirma ainda a emoção é grande em fazer parte de um momento como este, que também salva e redesenha vidas.
– Nós não temos contato com as pessoas que recebem o órgão. Apesar disso, quando nós recebemos uma caixa escrita “coração”, tudo fica muito mais emocionante, afinal, estamos ajudando as pessoas a terem uma segunda chance de viver – revela.
