Que tal reutilizar algumas das garrafas PET de dois litros que você iria descartar no lixo? A equipe do Na Rota da Sustentabilidade tem uma dica bacana que serve também para decorar o ambiente. Thiago Cagna ensina como fazer um vaso para plantas ecológico, que evita a proliferação do mosquito da dengue por impedir o acesso do inseto à água.
Continua depois da publicidade
Confira o vídeo:
Caso você não siga a dica, lembre-se de dar o destino correto à garrafa PET no lixo: reciclável, de preferência separada com outros plásticos juntos.
Estudantes de Joinville adaptam bicicleta para gerar energia
Continua depois da publicidade
Vídeo: aprenda a economizar água na descarga do vaso sanitário
Conforme dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), atualmente o Brasil recicla cerca de 59% das 514 mil toneladas de garrafas PET que são produzidas por ano. Caso sejam destinadas incorretamente, a substância chamada “poli tereftalato de etileno”, material conhecido como PET, pode durar até 750 anos em decomposição na natureza, poluindo os ecossistemas.
Além de vasos de flores, as garrafas PET podem ser recicladas e transformadas em diversos itens. Veja alguns produtos que usam o material na sua produção:
Mantas, o edredom (forro) e moletons
Cabides
Vasos de jardins
Cordas (como aquelas de varal)
Vassouras
Réguas, relógios, porta lápis, canetas
Caixas d’água, tubos e conexões, torneiras, piscinas, telhas
Tintas
Revestimentos de carpete de carros
Para-choques
Bancos dos estádios, bancos de ônibus e metrôs
Bolas, chuteiras