Mais de 600 milhões de pessoas atentas a seus televisores, a maioria ainda com imagens em preto e branco, assistiam a um dos principais marcos políticos e tecnológicos da humanidade. Era 20 de julho de 1969 e Neil Armstrong pisava pela primeira vez no solo poeirento do satélite natural da Terra.
Continua depois da publicidade
Para que Armstrong pudesse dar o primeiro passo na Lua, no entanto, o caminho foi longo. A corrida espacial entre Estados Unidos e URSS começou ainda em 1957, com o lançamento, pelos soviéticos, do Sputnik, o primeiro satélite artificial em órbita. Em 1958 os americanos criavam a Nasa e, oito anos depois, o Saturno V decolava.
O mais poderoso foguete da história da exploração espacial pesava quase 3 mil toneladas e media 111 metros de altura. O gigante foi lançado em uma manhã ensolarada, no Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), sob o olhar atento do mundo todo.
Três dias depois, a Apollo 11 entrava na órbita lunar levando Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong mais perto de cumprir a missão estabelecida pelo presidente dos EUA, John F. Kennedy, em maio de 1961: “Realizar um pouso lunar tripulado e retornar à Terra”.
Assista, na animação, à cronologia da viagem, da partida no dia 16 de julho de 1969 até o retorno, oito dias depois.
Continua depois da publicidade