O agricultor Zenildo Becker foi surpreendido no início desta semana enquanto trabalhava em uma plantação de milho em Orleans, no Sul de Santa Catarina. Ao manobrar um trator, uma das rodas ficou presa e o trabalhador se deparou com um buraco gigante, com seis metros de profundidade. O fato foi registrado na comunidade de Rio Pinheiro.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
— Numa manobra, de repente, o trator quase tombou e afundou um lado da vereda. Eu desci para olhar e achei estranho. Retirei o trator e, embaixo, formou esse buraco. Estava oco o terreno, com um buraco enorme com formato de um cone. Em cima, mais estreito e, quanto mais para o fundo, mais largo. A gente ficou impressionado como que apareceu esse oco assim do nada — conta o agricultor.
Quem era o motociclista que morreu após cair em cachoeira no Sul de SC
Confira o vídeo
Continua depois da publicidade
Becker trabalha há 30 anos no terreno e afirma nunca ter presenciado algo parecido. Com a descoberta, teorias sobre a origem do buraco começaram a surgir. Uma das possibilidades levantadas seria por causa da mineração de carvão anos atrás. Ou, ainda, a tentativa de fazer um poço manual.
— Eu, no meu modo de pensar, acredito que é uma rachadura no terreno que existe por baixo. E com o excesso de chuvas, a água circula por baixo da terra e foi desmoronando e ficando oco até acontecer isso de eu cair e desmoronar o teto — afirma Becker.
Depois da surpreendente descoberta, a proprietária do terreno decidiu enterrar o buraco.
— Muito tempo atrás passava um córrego ali, mas faz muito tempo mesmo. Plantamos fumo a mais ou menos 45, 47 anos e nunca aconteceu algo assim — relata a proprietária do terreno, Cirlei Ascari.
Leia mais
Jovem morre em grave acidente entre moto e caminhão no Sul de SC
Continua depois da publicidade