Pequeno, peludo, brincalhão. Parecia mesmo um filhote de cachorro e ganhou um lar após ser encontrado perdido nas ruas de Minas Gerais. Mas passados quatro meses na casa nova, a aparência mudou e começou a chamar a atenção dos tutores. Uma busca por informações junto a órgãos ambientais esclareceu: era um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp

Por ser um animal selvagem e que não pode ser domesticado, ele precisou ser recolhido e desde o começo do ano está em Santa Catarina, no Zoo Pomerode.

— Por ele não ter convivido com a mãe, nunca aprendeu a buscar alimento, abrigo e a se defender. Sendo assim, ele não conseguiria sobreviver sozinho, pois se tornaria uma presa fácil ou não encontraria a própria comida — afirma a bióloga educadora Jenifer Kroth.

Levou tempo para se adaptar ao novo lar, mas imagens recentes mostram o lobo-guará à vontade em meio à natureza. Hoje o lobo-guará vive em um espaço com árvores frutíferas, arbustos, toca, lago e outros elementos da natureza. O pequeno recebe frutas, legumes e uma mistura de carnes nas refeições. Conta também com um cronograma de atividades recreativas para estimular os instintos dele.

Continua depois da publicidade

Tamanduá-bandeira rejeitado pela mãe em Pomerode recebe cuidados e até mamadeira

Atualmente, o lobinho divide o habitat com uma lobo-guará fêmea adulta. A bióloga conta que a conivência é importante para que ele desenvolva ainda mais os instintos. A espécie é de extrema importância para a biodiversidade e para a natureza. É conhecido como o ‘semeador do cerrado’, por espalhar sementes quando se alimenta de frutos.

O ex-cãozinho foi levado ao Bioparque Zoo Pomerode por se tratar de uma unidade referência nacional no acolhimento e atendimento de espécies ameaçadas de extinção ou retiradas de situações de risco há mais de 90 anos.

Vídeo mostra lobo-guará brincando

Leia também:

Entrega de absorventes em escolas de SC chega a 58 mil alunas e reduz faltas

Projeto bilionário de SC vai representar o Brasil em evento global do setor imobiliário