Ao menos sete pessoas foram mortas e outras duas ficaram feridas, no domingo (15), em um acidente aéreo em Popayán, no sudoeste da Colômbia. A aeronave, na qual nove pessoas estavam viajando, colidiu com uma habitação no popular bairro de Junín, segundo Juan Carlos Gañán, comandante dos bombeiros de Popayán.
Continua depois da publicidade
"Lamentamos o acidente de avião que envolve várias famílias em #Popayán no domingo. As autoridades estão trabalhando para determinar as causas. Nosso governo já está encarregado de cuidar das vítimas. Solidariedade com esta comunidade", disse o presidente Iván Duque em sua conta. no Twitter
Lamentamos el accidente aéreo que enluta este domingo a varias familias en #Popayán. Las autoridades trabajan para determinar las causas. Nuestro Gobierno ya está al frente para atender a los damnificados. Solidaridad con esta comunidad.
— Iván Duque (@IvanDuque) September 15, 2019
De acordo com boletim da Civil Aeronautics, dos ocupantes da aeronave, sete eram passageiros e dois eram tripulantes. O comandante dos bombeiros indicou que as autoridades controlavam um vazamento de combustível do avião, a fim de resgatar os corpos do piloto e do copiloto presos na cabine. Como precaução, os moradores foram evacuados da área e o serviço de energia elétrica foi suspenso para evitar um incêndio.
O avião da empresa privada Transpacífico "pousou em terra" perto das 14h11min locais (19h11min GMT) "minutos depois" de decolar do aeroporto Guillermo León Valencia em Popayán. A aeronave tinha como destino o município de López de Micay, também localizado no departamento de Cauca.
Continua depois da publicidade
— Vi quando o avião estava chegando, o "homem" (piloto), como se estivesse perdendo o controle do avião, colidiu com uma casa lá em baixo — disse Andres Rivera, testemunha do incidente.
As autoridades trabalham para identificar as vítimas. As causas do acidente ainda são desconhecidas.