Jéssica Ronconi iria comemorar seus 26 anos com uma festa no dia 18 de março. Antes mesmo do coronavírus aparecer em nossas vidas, ela já estava em uma espécie de isolamento, aquele vivido por mulheres quando se tornam mães. Sim, Jéssica está de licença maternidade. Faz um tempo que não vê colegas do trabalho, nem mesmo alguns amigos próximos. A dedicação tem sido para o pequeno Arthur que nasceu há pouco mais de um mês.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Uma festa então, seria uma boa forma de rever as pessoas e de apresentar o novo membro da família. Bolos e docinhos foram encomendados. O mesmo não chegou a acontecer com os salgadinhos. O coronavírus mudou os planos. "E se a minha festinha for a causadora da propagação de mais infectados?", refletiu.
Jéssica percebeu que para proteger o filho e mesmo os amigos e familiares teria que cancelar o encontro. Ligou para os trinta convidados e avisou. Ouviu de volta de alguns: "Ano que vem terá que ser dois dias de festa então!”.
Leia mais: Coronavírus em SC: acompanhe a evolução da doença no Estado
Continua depois da publicidade
Mas a festa ainda não estava completamente cancelada. Faltava suspender os doces e o bolo. Ligou para a primeira encomenda e conseguiu suspender o pedido. Quando ligou para a moça que faz bolos, ouviu: “Ah! Já está praticamente pronto. Vou ter que entregar”.
A comemoração da Jéssica não teve balões, nem convidados, nem presentes, mas ao menos, teve bolo de aniversário. Três camadas de recheio de doce de leite entre a massa de chocolate e brigadeiros no topo. “Estou comendo bolo de manhã, meio dia e à noite”, se diverte.
No terceiro dia após a festa que não aconteceu, resta na geladeira da Jéssica um terço do bolo e um sabor doce para amenizar os dias menos palatáveis da quarentena.
*Jéssica Ronconi mora em Barreiros, em São José e me autorizou a dividir sua história de como o coronavírus mudou os planos dela.
Continua depois da publicidade