O cabo-friense Victor Ribas segue firme rumo ao bicampeonato do Hang Loose Pro Contest e deu mais um show nos tubos da Cacimba do Padre para garantir a primeira vaga nas quartas-de-final da competição que será encerrada neste final de semana em Fernando de Noronha (PE). Ele e o catarinense Marco Polo despacharam o norte-americano Tim Reyes e o paulista Eric Miyakawa na abertura das oitavas-de-final.
Continua depois da publicidade
O prazo da segunda etapa do Circuito Mundial WQS (World Qualifying Series) termina no domingo, mas de acordo com as condições do mar as finais podem até ocorrer no sábado.
A primeira chamada está marcada para às 8h e uma vitória na 18ª edição do campeonato de surfe mais tradicional do país vale um prêmio de US$ 10 mil, além de 1.500 pontos na corrida pelas 15 vagas para o ASP World Championship Tour (WCT) de 2004.
Nesta sexta, dia 14, a competição recomeçou às 13h e foi mais um dia de ondas espetaculares e de quebra de recordes, com o potiguar Joca Júnior arrancando a primeira nota 10 do campeonato e o sul-africano David Weare registrando uma nova marca para maior pontuação: 18 de 20 possíveis.
Mas, o quarto dia da competição foi inaugurado com o niteroiense Guilherme Herdy estreando com vitória sobre Ricardo Azevedo (RS), Andreas Eduardo (SC) e Kevin Olsen (AFR). Guilherme enfrenta no sábado, nas oitavas-de-final, o gaúcho Ricardo Azevedo e os paulistas Saulo Júnior e Beto Fernandes.
Continua depois da publicidade
Na terceira disputa do dia, a surpresa foi o jovem catarinense Michel Flores, que barrou o espanhol Pablo Gutierrez e o francês Eric Rebiere para passar atrás do norte-americano Chris Ward.
Também muito novo, o pernambucano Bernardo Pigmeu mostrou muita tranqüilidade para ganhar uma acirrada disputa pela segunda vaga para as oitavas do experiente paulista Renan Rocha, na bateria vencida pelo maranhense Álvaro Bacana.
E o catarinense Neco Padaratz fechou a terceira fase conquistando a sua segunda vitória no Hang Loose Pro Contest 2003, ao derrotar Marcondes Rocha (AL), Paulo Moura (PE) e Pedro Henrique (RJ).
Neco agora avançou às oitavas-de-final da competição. Agora, ele encara na disputa pelas duas últimas vagas nas quartas-de-final o mesmo Marcondes Rocha, além dos cariocas Alexandre Almeida e Marcelo Trekinho.
Continua depois da publicidade
No último desafio do dia, apontado por muitos como a melhor bateria do campeonato, o carioca Bruno Santos e o paulista Binho Nunes superaram o cearense Adilton Mariano e o paulista Odirlei Coutinho, num grande show de tubos na Cacimba do Padre.