Muita gente adora um café, seja para despertar ou esquentar, a bebida é uma grande pedida para quem gosta. Mas como tudo em excesso, o café pode fazer mal. Ainda mais pois a cafeína tem características que podem ser comparadas a um vício.
Continua depois da publicidade
Porém, é correto dizer que o café causa algum tipo de vício ou dependência? O que a ciência já sabe sobre o tema. Buscando responder essas e outras perguntas, vamos trazer tudo sobre o tema desta reportagem.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o café o a relação com a dependência ou vício
Diferença entre vício e dependência
Antes de tudo, precisamos entender a diferença entre vício e dependência, pois ambas são ideias diferentes. Segundo o site Medical News Today, o vício é um problema crônico que envolve a dificuldade de parar de usar certa substância. É algo que causa mudanças no comportamento e no cérebro.
Enquanto isso, a dependência é muito mais física, quando o corpo já se adaptou tanto a uma substância que a sua diminuição ou fim abrupto gera sintomas físicos de abstinência. Tanto que muitas vezes a pessoa é indiferente a uma substância, mas o corpo responde no cenário de dependência.
Continua depois da publicidade
Café causa vício ou dependência?
A princípio, o café não causa vício. De acordo com a American Psychyatric Association (APA), a bebida não entra como substância viciante. Isto pois outras drogas viciantes mexem e deturpam o sistema de recompensa do nosso cérebro. Mesmo que a cafeína aumente o nível de dopamina não é uma onda forte o suficiente para mexer nesse sistema.
Mesmo assim, a própria APA reconhece que a cafeína pode trazer alguns sintomas de abstinência e dependência. De forma geral, isso acontece quando a pessoa pula uma dose de cafeína e sente os seguintes sintomas:
- Fatiga;
- Dor de cabeça;
- Depressão
- Dificuldade de concentração.
Como o café age no organismo?
Mas afinal, como o café age no organismo? Conforme o site Webmd, a cafeína é um estimulante que age diretamente no cérebro. Principalmente por bloquear o efeito de um hormônio chamado adenosina, que faz a pessoa ficar sonolenta. Além disso, ajuda quem consome a ficar mais atento e disposto. Por isso é tão consumido de manhã.
Continua depois da publicidade
Outros pontos são a diminuição da melatonina, hormônio responsável por fazer cair no sono e o aumento da dopamina, responsável por mais satisfação e sensação de bem-estar. No caso da melatonina, esse é o motivo pelo qual a bebida não deve ser consumida muito perto da hora de dormir.
Leia mais
Os 3 chás que realmente eliminam gordura, segundo médico de Harvard
Por que o arroz pode ser tão ruim quanto o açúcar, segundo Harvard