Manuela D’Ávila (PC do B) e Sebastião Melo (MDB), que disputam o segundo turno na corrida eleitoral pela prefeitura de Porto Alegre, têm como vices Miguel Rossetto (PT) e Ricardo Gomes (DEM), respectivamente.
Continua depois da publicidade
Miguel Rossetto (PT) tem experiência na vida política
Miguel Rossetto é formado em Ciências Sociais pela Unisinos, com mestrado em Políticas Públicas pela UFRGS. Nos anos 70, passou a fazer parte do Sindicato dos Metalúrgicos em São Leopoldo e foi fundador do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul.
> Sebastião Melo e Manuela D’Ávila estão no segundo turno em Porto Alegre
> Segundo turno das Eleições 2020: data, prazos e calendário eleitoral
Em 1996, foi eleito como deputado federal pelo PT. Rossetto renunciou o cargo para assumir o mandato de vice-governador do Rio Grande do Sul com Olívio Dutra. Em 2003, foi nomeado Ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Lula e, mais tarde, Presidente da Petrobrás Biocombustíveis. Com Dilma Rousseff, assumiu como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República e Ministro do Trabalho e Previdência Social.
Continua depois da publicidade
Foi candidato a governador do RS pelo PT em 2018, mas ficou em terceiro lugar com 22,80% dos votos e não participou do segundo turno.
Advogado, Ricardo Gomes (DEM) entrou na política em 2016
Ricardo Gomes é formado em Direito pela PUC-RS, com pós-graduação em Direito Trabalhista (PUC-RS) e mestrado em História pela Universidad Francisco Marroquín (Guatemala). O candidato trabalhou e se tornou sócio do Gomes & Takeda Advogados Associados e também foi advogado na Baker & McKenzie, um escritório internacional.
Entrou na vida política no ano de 2016, quando foi eleito como vereador de Porto Alegre. Em 2017, ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico da capital gaúcha e, segundo ele, deixou o cargo por não concordar com o projeto enviado à Câmara sobre a revisão do IPTU, que resultaria em aumento de impostos.
> Tire suas dúvidas sobre as urnas eletrônicas
> Eleitor poderá justificar voto pelo celular nas eleições 2020 com o e-Título
Ricardo Gomes ainda foi presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e vice-presidente do Instituto Liberdade. Atualmente é presidente da Rede Liberal da América Latina e tenta chegar pela primeira vez ao cargo de vice-prefeito em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Como votar com segurança contra o coronavírus no segundo turno
O segundo turno acontece no domingo (29) em meio à segunda onda da pandemia do novo coronavírus. Por isso, é necessário seguir as recomendações e tomar cuidado no dia da votação.
*Com supervisão de Carolina Marasco
Leia também:
Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020
Sete em cada 10 prefeitos que tentaram a reeleição se elegeram em SC; média é maior que a nacional