Desde o período de campanha ao lado do presidente Jair Bolsonaro em 2018, o vice Hamilton Mourão ocupou o espaço de representante do governo nos eventos empresariais. Palestras e discursos em eventos de federações de indústrias, associações empresariais e entidades de setores como o agronegócio são comuns na agenda do vice-presidente, que fez pelo menos 50 viagens em 2019 para compromissos em todas as regiões do Brasil e também no exterior.

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (28), Mourão fará a terceira visita a Santa Catarina desde o início do governo. Será em Florianópolis, para uma palestra no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em evento que marca o início das celebrações de 70 anos da entidade.

Em 2019, Mourão já havia passado por Florianópolis para outra palestra em julho, em evento da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) no mesmo auditório da Fiesc em que ele subirá nesta sexta. Em outubro ele voltou ao Estado para duas palestras no mesmo dia na região Norte: uma em Joinville e outra em Jaraguá do Sul, ambas em eventos de associações empresariais locais.

Nas duas ocasiões, o vice-presidente seguiu a mesma linha: fez longos discursos sobre o cenário econômico e político do Brasil, com contextualizações internacionais e históricas, com toques de aula de geopolítica e escapando das frases polêmicas que geralmente chamam a atenção nos discursos do presidente Jair Bolsonaro.

Agendas diferentes em SC

Os eventos que trouxeram as autoridades do governo federal para Santa Catarina no último ano demonstram a organização da agenda da presidência e dos ministros.

Continua depois da publicidade

Se Mourão vai fazer a terceira palestra para empresários, o presidente Bolsonaro aterrizou em SC duas vezes em seu primeiro ano de mandato. O primeiro compromisso foi em maio, no tradicional encontro evangélico de Gideões Missionários, em Camboriú. Em outubro, voltou a Santa Catarina para a formatura de novos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em evento que também contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Entre os ministros do governo federal, quem mais esteve em SC no ano passado foi a ministra Damares Alves, da pasta da Família e dos Direitos Humanos. Foram pelo menos três eventos entre Florianópolis e Balneário Camboriú