O vice-prefeito de Major Vieira, Francisco Juraczeky (MDB), tomou posse da prefeitura do município na manhã desta sexta-feira (14). Estiveram presentes na solenidade o presidente e demais integrantes da mesa diretória da Câmara Municipal, além de secretários e alguns servidores públicos.
Continua depois da publicidade
Conforme ata divulgada pela prefeitura, a transmissão temporária do poder executivo será por período indeterminado. Francisco vai assumir atribuições legais de chefe do poder executivo após a prisão preventiva do então prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini.
> Operação cumpre mandados de busca e apreensão na prefeitura de Major Vieira
Orildo foi detido na segunda etapa da operação Et pater filium, deflagrada pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As investigações envolvem suspeitas de fraudes em licitações. Severgnini também era presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), mas renunciou ao cargo na manhã da última quinta-feira (13).
Continua depois da publicidade
> Preso, prefeito de Major Vieira renuncia à presidência da Fecam
A primeira etapa da operação ocorreu em 31 de julho, quando foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Major Vieira e Balneário Piçarras, em Santa Catarina, e em União da Vitória, no Paraná.
Orildo assumiu a prefeitura em 2014 porque o mandato do prefeito anterior, Israel Kiem, havia sido cassado. Por ter ficado em segundo lugar, Orildo assumiu os dois anos e, em 2016, se reelegeu, dando continuidade ao mandato. A conclusão estava prevista para dezembro de 2020.