A edição 2010/2011 da Superliga Feminina de Vôlei vai contar com 13 das 14 jogadoras que ficaram com o vice-campeonato no Mundial do Japão, no último domingo, após derrota para a Rússia. Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) aproveitou o evento de lançamento da competição para homenagear as atletas com a entrega de um troféu.

Continua depois da publicidade

– Já é sabido aqui no Brasil que segundo lugar não vale nada. É um engano que nós temos, principalmente para uma pessoa como eu que disputou dois mundiais e foi 11º num e 13º no outro. Estamos tão acostumados a ganhar que nem damos valor ao segundo lugar, quando, na verdade, somos o segundo lugar de 220 países – discursou o presidente da CBV, Ary Graça.

Das 14 jogadoras que estiveram no Mundial, apenas Natália, Carol Gattaz e Fernanda Garay não estiveram presentes na homenagem. Esta última é a única atleta que não disputará a Superliga, pois acertou contrato para jogar no NEC, do Japão. Além das vices no Japão, a CBV também entregou troféus para as jogadoras campeãs olímpicas em Pequim-2008. Apenas a levantadora Fofão, que está na Turquia, não participou.

– Agora vamos organizar a maior Superliga de todos os tempos. Das campeãs olímpicas só a Fofão não vai jogar. Nenhum país tem condição de ter tantas jogadoras campeãs mundiais de todas as categorias em seus campeonatos como nós temos – acrescentou Graça.

Entre as vice-campeões mundiais, seis estão no Osasco (Jaqueline, Natália, Thaisa, Sassá, Adenízia e Camila Brait), quatro no Rio de Janeiro (Dani Lins, Fabi, Sheilla e Carol Gattaz), duas no Vôlei Futuro (Fabiana e Joycinha) e uma no Pinheiros (Fabíola). O Rio de Janeiro ainda espera a recuperação da lesionada Mari, mesmo caso do Vôlei Futuro em relação à Paula Pequeno.

Continua depois da publicidade

A Superliga começa no dia 27 de novembro e terá 12 equipes de quatro estados. Todas se enfrentam na primeira fase em turno e returno. As oito melhores classificadas passarão para as quartas-de-final, que serão disputadas em série melhor de três partidas, assim como as semifinais. A final será disputada em jogo único no estado de Minas Gerais, em data e local a serem definidos.