As três últimas noites sem dormir; as 36 horas de duração da viagem entre a Ilha de Maui, no Havaí, e Florianópolis; e a diferença de fuso horário teriam provocado confusão mental em Jacqueline Silva? Ao desembarcar nesta quarta, dia 18, no Aeroporto Hercílio Luz, com o título de vice-campeã mundial, a surfista da Barra da Lagoa achava que não fez grande coisa ao vencer a última etapa do World Championship Tour (WCT), divisão de elite do surfe internacional, e encerrar a temporada como segunda melhor do planeta. Não estava sendo blasé, apenas fiel à sua característica humildade.
Continua depois da publicidade
Jacque foi recebida com festa pela família Silva. Seu Irineu, o pai, estava vestido de Papai Noel. Josué, o tio, levou o violão para cantar Rancho de Amor à Ilha, música de Zininho que exalta a beleza geográfica de Florianópolis.
Roberto Perdigão, diretor-executivo da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) na América do Sul, e Alexandre Fontes, presidente da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurf), também apareceram para cumprimentar Jacque Silva pelo melhor resultado do Brasil em 10 anos de existência do WCT.
Na competição masculina, a quinta posição de Fábio Gouveia no ranking final de 1994 foi o máximo que os nossos surfistas conseguiram alcançar. Do aeroporto, Jacque seguiu para o gabinete da prefeita Angela Amin, que a esperava para homenagear com a medalha do Brasão do Município de Florianópolis.
Depois de um mês e 10 dias no Havaí, Jacque estava era com saudade do feijão com arroz da dona Teresinha, sua mãe. Ela nem ficou para a festa de encerramento da temporada no Havaí, marcada para o próximo dia 21.
Continua depois da publicidade
Ela já conhece essa festa, onde foi um dos destaques da temporada passada como campeã do World Qualifying Series (WQS), divisão de acesso ao WCT.
– Não via a hora de chegar em casa, estou há três noites sem dormir – disse Jacque, revelando que não tem uma boa noite de sono desde domingo, quando venceu a etapa de encerramento do WCT na Baía de Honolua, a sua primeira vitória na divisão de elite.