Você é um entusiasta de viagens espaciais? Gosta de saber diferentes informações e curiosidades sobre a órbita da Terra e o que está além do planeta em que vivemos?
Continua depois da publicidade
Se a sua resposta foi “sim” para as perguntas anteriores, confira abaixo cinco coisas que você não sabe sobre as viagens ao espaço.
5 filmes que falam sobre a vida em outros planetas
Cinco curiosidades sobre as viagens espaciais
Constante queda livre
Uma das informações mais curiosas sobre viagens ao espaço é o motivo pelo qual as coisas aparentam não ter peso e, por conta disso, ficam “flutuando” lá por cima. Isso acontece porque a gravidade puxa os objetos, as estações espaciais e os astronautas em direção ao centro da Terra. Desta forma, eles estão, na verdade, em uma constante queda livre, apesar de não parecer.
Dia Internacional da Lua: 5 filmes para entender a exploração espacial
Continua depois da publicidade
Urina pode virar água
Se na Terra a água já é um recurso valioso, imagina no espaço. Por conta disso, uma vez fora da superfície do nosso planeta, os astronautas filtram a própria urina e a reciclam em forma d’água para beber.
Olhamos para o passado
Quando olhamos para o céu, ou então quando as tripulações fazem viagens ao espaço, tudo o que se observa é, na verdade, o passado. Isso porque, segundo a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, a luz que os astros incidem demora para chegar até nós. Desta forma, como ela não chega em todos os lugares no mesmo instante, demoramos mais tempo para observá-la.
Assim, ao olhar para as estrelas, por exemplo, estamos vendo aquelas que emitiram luz há milhares de anos atrás. Por conta disso também que a medida de tempo utilizada no espaço é a de anos-luz.
Jesse e Shurastey viram nome de estrela: “Presente inimaginável”
Pólvora queimada
Astronautas que fizeram viagens ao espaço alegaram que a lua tem cheiro de pólvora queimada. Isso mesmo que você leu, um dos satélites mais famosos do planeta Terra tem mau odor. A informação foi alegada pelos profisisonais das missões Apollo. Gene Cernan, astronauta que estava no Apollo 17, disse que a lua “cheira como se alguém tivesse disparado uma espingarda”.
Continua depois da publicidade
O piloto da Apollo 11, Buzz Aldrin, confirmou a fala de seu colega.
Mas e como eles descobriram isso? Fácil. O traje espacial que vestiam ficou impregnado com poeira espacial que, por sua vez, entregou o específico cheiro sentido pelos astronautas ao se despirem.

Crescimento
Viajar no espaço pode deixar um astronauta mais alto que ele já é. Isso porque sem a ação da gravidade comprimindo a coluna espinhal, a tendência é que você cresça uns centímetros.
Mas, apesar destes breves instantes, a sua altura volta ao normal assim que as viagens ao espaço chegam no fim.
Astronauta publica foto de Florianópolis vista do espaço: “E aí, qual é sua praia?”