As nuvens são fenômenos físicos e químicos que foram estudados pela ciência ao longo dos anos, além de servirem como inspiração para artistas, principalmente por seus diferentes formatos. Porém, além de ser divertido olhar para o céu e visualizar imagens criadas pelas nuvens, entender os diferentes formatos também auxilia na previsão do tempo.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
De acordo com o site da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos da América (EUA), as nuvens são massas formadas por gotas d’água e gases suspensos na atmosfera. Outras partículas, como fumaça e poeira, também podem estar presentes nas nuvens. Em geral, elas são formadas pela condensação de água no céu. Além disso, o vapor pode vir do próprio local ou se deslocar de outras regiões.
Continua depois da publicidade
Tipos de Nuvens
Conforme a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), órgão oficial do governo americano para monitoramento climático, existem 10 tipos básicos de nuvens. São eles:
Cirrus (Ci)
Nuvens destacadas entre si na forma de filamentos brancos e delicados, também podem aparecer como faixas brancas e estreitas. Podem ter o formato fibroso, lembrando um cabelo, ou um brilho sedoso.
Continua depois da publicidade
Cirrocumulo (CC)
Nuvens finas e brancas, compostas por uma espécie de granulações ou ondulações, a maioria delas têm uma largura de cerca de um dedo mínimo, mas são regularmente dispostas no céu.
Cirrostratus (Cs)
Essas são nuvens transparentes e esbranquiçadas, lembram um véu, mas com aspecto fibroso, que lembra um fio de cabelo. A saber, essa camada pode cobrir uma parte ou a totalidade do céu. Além de que produz a auréola, fenômeno luminoso em volta do Sol ou da Lua.
Altocumulus (Ac)
Chegando nas nuvens de altura média, essas são formações que podem ser brancas, cinzas ou ambas. Geralmente contam com sombras, formas arredondadas ou rolos que podem ou não estarem conectadas.
Continua depois da publicidade
Altostratus (As)
Sendo uma camada clima de nuvens acinzentadas ou azuladas que cobrem o céu total ou parcialmente. Além disso, são finas ao ponto de permitir a visão do Sol, como se o víssemos através de um vidro fosco.
Nimbostratus (Ns)
Oriunda do espessamento de Altostratus tem um aspecto velado pela chuva ou neve que cai. É suficientemente espessa para esconder completamente o Sol.
Stratocumulus (Sc)
Uma camada de nuvens brancas ou cinzentas com formatos de placas, formas arredondadas ou rolos que podem ou não estarem conectadas.
Continua depois da publicidade
Stratus (St)
Camada de nuvens que, em geral, é cinzenta, mas que também pode ser branca. Uma base de nuvens uniforme que pode formar chuviscos, garoa ou neve fraca. Assim que se separa ou dissipa, o céu azul pode ser visto e dá para distinguir o contorno.
Cumulus (Cu)
Nuvens isoladas e geralmente densas, conta com contornos nítidos que podem ter formatos de montes ou torres. Segundo o NOAA, essas nuvens lembram uma couve-flor, já que a parte superior iluminada pelo Sol fica branca enquanto a base é mais escura.
Cumulusnimbus (Cb)
Por fim, essa é a nuvem de tempestade mais conhecida, sendo formações densas com um crescimento vertical considerável, lembrando uma montanha ou torre muito grande. A parte superior geralmente é lisa, fibrosa ou estriada. Ao passo que a parte inferior geralmente é muito escura e pode ou não estar ligada ao topo.
Continua depois da publicidade
Infográfico: balança, mas não cai: o que é turbulência em aviões e quais são as causas
Infográfico: nevoeiros: como e onde se formam
Infográfico: halo: um evento circular
Acesse todos os infográficos do NSC Total.