O presidente americano, Barack Obama, partiu nesta sexta-feira do Senegal com destino à África do Sul, onde o ex-presidente Nelson Mandela continua internado em estado crítico.
Continua depois da publicidade
A expectativa para a visita de Obama (o primeiro presidente negro dos Estados Unidos) é de tensão. Por dois motivos: a saúde de Mandela (primeiro presidente negro sul-africano e herói que rompeu a segregação no seu país) está em estado crítico e uma manifestação está sendo realizada em protesto contra a política externa do americano, próximo ao hospital onde está Mandela.
O avião presidencial Air Force One de Obama decolou do aeroporto de Dacar com 45 minutos de atraso em relação ao horário inicialmente previsto.
Obama prestou uma homenagem na quinta-feira ao ex-presidente sul-africano, a quem chamou de “herói para o mundo”. Mandela, de 94 anos, hospitalizado há três semanas em Pretória, “é um herói para o mundo e, quando deixar este mundo (…), todos saberemos que seu legado é um dos que perdurarão no tempo”, afirmou Obama em uma entrevista coletiva.
Na visita desta sexta-feira, Obama ainda avalia, com a família de Mandela, se será possível uma visita do presidente americano ao líder sul-africano no hospital.
Continua depois da publicidade